sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dois pesos duas medidas


O pobre se lasca, e o rico se dá bem!!!
Conceito de crime: em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano. Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral. Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora.

No conceito material, crime é uma ação ou omissão que se proíbe e se procura evitar, ameaçando-a com pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem jurídico individual ou coletivo. Como conceito analítico, o crime pode ser dividido em duas vertentes: a clássica e a finalistica. A primeira, observa o Crime como um fato típico, antijurídico e munido de culpabilidade. Tal divisão baseia-se na premissa de que a culpabilidade é um vínculo subjetivo entre a ação e o resultado de certa conduta.

Para a teoria finalistica, a mais aceita pelos doutrinadores, a culpabilidade não faz parte do conceito de crime pois esta é apenas pressuposto para a aplicação da pena. Isto ocorre porque a culpabiliade não irá afetar a existencia ou não de um crime e sim apenas influir na integração de uma pena.Para a Teologia, o crime é o Pecado, que significa transgressão da Lei, e desobediência a vontade e a palavra de Deus, sendo o crime um ato voluntário humano que tem como consequência final a morte e perda da salvação da alma.

Bem, começo essa matéria colocando o conceito de crime segundo o nosso Código Penal Brasileiro. Segundo a jurisdição penal, todo aquele que comete um crime, delito ou contravenção penal tem que ser submetido ao Código Processual Penal, independente de cor, sexo, religião ou condição econômica. Lembremos que o símbolo de nossa justiça é uma mulher sentada com os olhos vendados, dando a entender que a justiça é cega, no sentido de não distinguir entre pobre e rico, branco ou pobre, será?

Suscito essa discussão pelo seguinte motivo: hoje, assisti na TV a um vídeo onde duas mulheres, irmãs, que foram a um supermercado levando suas filhas pequenas e, além de roubarem alguns produtos, obrigaram às crianças a esconderem os produtos. Após saírem do supermercado, foram seguidas e pegas com os produtos, imediatamente a polícia as prenderam e, provavelmente serão presas e encaminhadas ao presídio.

Obviamente o que elas fizeram foi ilícito e merecem punição, mas o que me chamou a atenção foi a eficiência da Lei, rápida, precisa, DURA LEX, SED LEX. Mulheres pobres, pegas roubando alguns produtos baratos em um supermercado, são presas, sem direito a fiança e serão logo julgadas, que rapidez incrível da justiça. Agora por que os crimes de colarinho branco, as altas corrupções no Senado, os desvios de dinheiro público destinados à merenda ou à saúde não recebem uma autuação rápida e eficaz da justiça e esses calhordas e larápios continuam soltos e, no máximo, pagam uma fiança e saem rindo pela porta da frente de uma delegacia.

Teoricamente a Lei pune a todos sem distinção alguma, mas na prática os presídios estão abarrotados de negros, pobres, ladrões de galinha e semi-analfabetos sem qualificação nenhuma. Na verdade, o verdadeiro sentido para a venda nos olhos daquela estátua é que a justiça é cega e parcial.

Paulo Cheng

17 comentários:

  1. Aqui a coisa tá danada mesmo...A impunidade corre soltinha , livre e bela...

    Uma coisa isso! Ótima crônica e crítica.

    abraços, bom fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, esse é o país da corrupção e da impunidade, a justiça só funciona para os pobres e indigentes, quem tem dinheiro e status, não sofre as sanções da Lei, sempre foi assim e sempre será.

    Abraço para você.

    ResponderExcluir
  3. É meus amiguinhos, como já dizia o comediante Costinha, pobre no Brasil só leva no caneco.

    ResponderExcluir
  4. Mas isso é fato. A Lei brasileira é uma das mais falhas que já vi. É incrível como nosso país ignora crimes hediondos, dando todas as vantagens de libertação para o acusado e deixa crimes mais leves serem punidos severamente.

    Que país é esse?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Vivemos em um país onde sacanagem e falcatrua estão em voga, e onde aqueles que tem melhores cargos, postos ou condição financeira cometem cries e delitos à torto e direito sem que tenham a devida punição. Assim é fácil, né?!

    A venda nos olhos da estátua que representa a justiça deve ser justamente apontando pra grande possibilidade desses crimes cometidos pelos mais fortes não serem vistos e os sujeitos, consequentemente, saírem ilesos da situação... Que merda! Como diria Renato russo: que país é esse?!

    Até, Paulo!

    ResponderExcluir
  6. Justiça nesse pais é assim mesmo
    O Senado está cheio de bandidos e ninguem faz nada!
    Queria q o povo se revoltasse um dia como fizeram os bambeiros do Rio pra ver se as coisas mudavam!
    Abç Paulo

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. INTERESSANTE ESSA POSTAGEM SUA PAULO,POIS ANO PASSADO EU ESTAVA NUMA RODA DE DISCUSSÃO AQUI NA UNIVERSIDADE, DEBATENDO SOBRE A QUESTÃO DO PRECONCEITO. E ENQUANTO TODO MUNDO DISCUTI SOBRE RACISMO E HOMOFOBIA,EU FUI UNÂNIME:NO BRASIL, O ÚNICO PRECONCEITO QUE EXISTE NO BRASIL É O SOCIAL.

    PORQUE AFIRMO ISSO? PORQUE PESSOAS RICAS COMETEM OS MESMOS DELITOS QUE AS PESSOAS POBRES, E NÃO SÃOPUNIDAS IGUALMENTE. NAS CLASSES MAIS ALTAS TAMBÉM EXISTE PEDOFILIA, E A MÍDIA FALA DE ALGUMA COISA??? FAZEM ALGUMA OPERAÇÃO OSTENSIVA PARA PRENDER??? NADA! A CPI QUE ERA UMA OPERAÇÃO DE CAÇA AOS PEDÓFILOS FOI ABAFADA, PORQUE COMEÇARAM A EXPOR RICOS EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS.
    MAS QUANDO É UM POBRE QUE FAZ ALGO DESSE NÍVEL, ELES FAZEM QUESTÃO DE MOSTRAR NA TELEVISÃO,E DIVULGAR A FOTO DO PEDÓFILO PRO BRASIL TODO. NÃO ESTOU FAZENDO NENHUMA APOLOGIA, MAS SÓ ESTOU CITANDO ESSE EXEMPLO PORQUE A MEMÓRIA DO POVO BRASILEIRO É CURTA: SÓ LEMBRAM DOS FATOS ENQUANTO ELES ESTIVEREM PASSANDO NA TELEVISÃO. DEPOIS JÁ ERA.
    EU QUERO ESTAR VIVO QUANDO CHEGAR ESSE DIA: O DIA EM QUE TODOS SERÃO JULGADOS PELA MESMA LEI E PESADOS NA MESMA MEDIDA.

    TEM POSTAGEM NOVA NO BLOG. PASSA LÁ.
    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ótima discussão, concordo com o comentário acima do Zelador, no Brasil, o verdadeiro preconceito é social, econômico. Assisti também a esse episódio na TV, vi as mulheres induzindo ás crianças a roubarem no supermercado, se fosse uma ricaça, logo alegaria cleptomania, viria um bom advogado e sairia com fiança, mas como foi uma pobre lascada, é presídio direto. País miserável esse!!!

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  9. Olá Paulo,
    Colarinho branco? Crime? Punição?
    Utopia, pura utopia. Esse é um país falido em suas leis.

    Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. E ainda querem pena de morte no Brasil. Se com as leis atuais, os menos favorecidos e excluídos da sociedade é quem pagam, imaginem pena de morte. Certamente os maiores punidos seriam, o pobre de uma maneira geral e o negro se levarmos em conta o racismo camuflado que existe em nosso país. Grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Gostei!
    Além do post, o blog está ótimo, vou favoritar, sempre que possível passarei para conferir as novidades

    bjos

    http://joycebc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulo, tudo bem?
    No início do teu texto, aliás, muito bem-escrito, eu já estava pensando no crime do colarinho branco mesmo, que dá muito sentido ao clichê: "a justiça é cega", infelizmente.

    Grande abraço para ti e beijos na Michel!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah! Aliás, dá um recadinho por mim a ela? Achei ela linnnnnda de noiva! Muito elegante mesmo!
    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Oi Chengão!
    Olha eu coloquei esse Tradutor do Google porque o outro das bandeiras eu não consegui..ele só traduzia o menu onde foi inserido..aí xeretei no santo Google e encontrei a forma de como colocar esse outro, que eu até gostei mais ^^
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ola Paulo!

    Estou passando aqui por indicação Emiliana, que recentemente publicou um post lhe envolvendo, e divulgando seu blog para visita.

    Tenho a dizer que foi interessante "conhece-lo, apesar de não diretamente, mas poder saber um pouco mais a seu respeito.

    Pareceu me alguem interessante, assim como seu blog, bem organizado, e inteligente, cujo conteudo é bem interessante.

    Falando nisso eu apreciei bastante o conteudo que colocou, e tenho a dizer, claro, que concordo muito com o que diz, e a ilustração representa bem isso.

    Todavia, creio eu, isso é um modelo arcaico que viemos nós, como sociedade, mundo, arrastando desde os primordios. Resumindo, as classes dominantes sempre tem o poder, e fazem abuso dele, quase da forma que querem.

    Mas, diferente a balança da justiça dos homens, a balança da justiça divina ainda equilibrara isso, eu estou bem certo.

    Um grande abraço meu amigo, e se possivel, deixe um comentario para mim também. Ficarei contente com sua visita.

    Wendek aka Bersebah

    ResponderExcluir
  16. Cara isso chega a dar um nó na garganta!

    Eu ainda acredito que um dia isso mude, pois roubar para comer não pode ter o mesmo peso de gente que desvia dinheiro de um hospital sendo diretamente responsável por mortes e outras mazelas.

    Sei que no Brasil é ainda mais complicado por conta que a corrupção já faz parte da nossa cultura, mas não podemos perder a fé!

    Abraços Flávio.
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amigão como aquela musica dos Engenheiros fala: Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros...
    Bela postagem!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.