terça-feira, 12 de julho de 2011

Meu processo de criação de textos

Caramba, como é duro escrever!!!
Escrever é algo complicado, envolve inúmeras variáveis. Escrever  um bom texto, além de criatividade e inspiração, requer também algumas ferramentas técnicas como ortografia correta, coesão, coerência, entre outras frescuras. Dependendo também do público a ser atingido, a linguagem pode ser erudita ou coloquial.

Meu processo criativo de posts não segue uma lógica metódica. As idéias surgem aleatoriamente. Às vezes escrevo baseado numa noticia de algum telejornal, ou às vezes inspirado em alguma matéria de um blog ou site, e às vezes o esboço surge do nada na mente e só faço colocar no papel e finalizar. Também a proposta de um blog ou site influencia bastante os textos. No meu caso, procuro ser eclético em meus textos, mas os temas principais gravitam sempre em torno de temas espirituais, música e atualidades. Como sou cristão protestante e boa parte dos que acessam meu site não são ou não estão acostumados com a Bíblia ou temas evangélicos, procuro falar de Deus, Jesus ou temas espirituais de forma simples, singela e mastigada, sem me aprofundar muito em temas teológicos complexos para não confundir as pessoas não familiarizadas com o assunto.

Já no que tange à música, procuro expor meus gostos pessoais, criando matérias que envolvam meus artistas e cantores prediletos, também divulgando a música gospel, que diga-se de passagem, tem muita gente boa e de qualidade que o grande público desconhece. Como sou um músico frustrado, e no momento só toco minha guitarra e gaita em casa, amo música e corre em minhas veias. Gosto de escutar de tudo que seja de qualidade, mas meu foco principal é o Rock, estilo que amo de paixão.

Também procuro me inspirar em alguns blogs e blogueiros que conheci à pouco no mundo virtual da Internet, amo suas peculiaridades, forma de escrever distintas, temas específicos etc. minhas predileções e admirações são vastas como por exemplo a forma gostosa de escrever da Ana Cecília Romeu; da musicalidade visceral de William Kusdra; da percepção dos fatos de André Mansim; do sentimentalismo de Barbara Nonato; do ecletismo do Paulo César; da paixão da Tsu; dos desabafos do Zelador; do despojamento da Drielle; das abordagens inteligentes do Victor Von Serran; do humor sarcástico do Pobre Esponja; da singeleza da Chica, da versatilidade de Marcos Alencar, das histórias da Emília, etc. todos esses blogueiros, escritores, poetas e nerds acima me inspiram e me dão ânimo para prosseguir com o meu trabalho aqui neste espaço virtual. Amo o que faço, é um hobby mas já é algo imprescindível em minha vida, um lugar onde extravaso minhas percepções, exponho meus desabafos, devaneios e azedumes, interajo com pessoas legais, um lugar onde me realizo como escritor e aprendo a cada dia.

Paulo Cheng

16 comentários:

  1. Obrigado pela parte que me toca aí acima...
    É estranho mesmo o processo d criação.

    Pra mim, vem do nada.. uma imagem, uma palavra e meus dedinhos saem correndo,srsr Legal teu texto! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Muito complicado o processo de escrever textos, vejo isso no meu dia-dia. Sou professor aqui em Natal e vira e mexe estou escrevendo alguma coisa e às vezes sinto a dificuldade, ora é a falta de inspiração, ora o desânimo, enfim, é maravilhoso escrever, mas é necessário um monte de coisas que em conjunto conspiram para a escrita de um bom texto. Um abraço Paulo, você escreve muito bem, não deixa nada a desejar a muitos jornalistas de renome.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo!
    Nossa! Muito obrigada por mais uma vez me citar!

    Para mim, você também é fonte de inspiração, muitos amigos virtuais o são. Mas a tua gentileza; a questão de ser cristão (embora eu não tenha preconceitos com quem é ateu, mesmo que eu não consiga entender o porquê); de mostrar as referências de família, (isso é muito importante no meio virtual); de estar sempre querendo ajudar, citar, comentar. Me sinto acompanhada por ti. E quando venho por aqui, isso também se concretiza.

    Teus textos são muito francos e autênticos. Se você está de saco cheio, fala isso! Se está cansado, fala também. De forma direta. Mas teus escritos de qualquer forma, tem ritmo, conduzem a leitura, e isso é importante.

    Torço para quem sabe um dia conseguires publicar um livro. Quem duvida?

    Estarei sempre por aqui, você é uma fonte de inspiração e tanto! E assim a gente leva melhor essa tal de vida. Bem acompanhada, seja por amigos virtuais, e também por seus trabalhos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ah! Mais uma coisa!
    Acho super legal e adequado da tua parte, não se aprofundar mesmo nos temas religiosos. E acho interessante que privilegies o público também eclético que tens.
    Assim, om certeza, tu consegues passar tua mensagem, de forma ligth, mas entrar na cabeça das pessoas de forma efetiva.
    Inteligente e adequado!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. FIQUEI EMOCIONADO EM LER QUE MINHAS CONFISSÕES SÃO UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA VOCÊ PAULO. MEU BLOG É RECENTE E PELO VISTO,VAI CAUSAR AINDA MUITAS POLÊMICAS, POIS FIZERAM O QUE NÃO DEVERIAM TER FEITO:COLOCAR UM UNIVERSITÁRIO, QUE ESTÁ FAZENDO UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS, PARA TRABALHAR COMO ZELADOR DE ESCOLA. MAS FOI A MELHOR COISA QUE JÁ ME ACONTECEU,POIS A MÁSCARA DA UNIVERSIDADE CAIU POR TERRA. NADA DO QUE ELES ENSINAM NAS SALAS DE AULA CONDIZ COM A REALIDADE QUE EU ASSISTO TODOS OS DIAS. ESTOU REPENSANDO SE VOU QUERER CONTINUAR MESMO COMO PROFESSOR.MAS COMO ESTOU QUASE NO FINAL DA MINHA JORNADA UNIVERSITÁRIA,VOU TERMINAR O CURSO NO DILEMA DE QUERER OU NÃO EXERCER A PROFISSÃO.

    TEM UM TEXTO INTERESSANTE NO MEU BLOG. PASSA LÁ.
    http://ozeladorfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Chengão!

    Eu fui mencionada! Certamente sou a nerd kkkk.

    Olha esse seu post me fez lembrar que uma vez também fiz uma análise de como eu escrevia..mas era na época que eu não tinha o blog..agora o blog ocupa a maior parte do meu tempo livre...ocupa quase toda ela na verdade..mas eu gosto!
    Espero que voce continue escrevendo esse blog que aprecio tanto!

    Bom no Japão apesar de ser popular o cosplay não chega á tanto...lá o pessoal tem preconceito, acredita?
    Bom eu ainda faço cosplay sim ^^. Mas eu faço cosplay com roupas que eu tenho em casa, por isso dou uma boa pesquisada em cada personagem e escolho aquele que me sai ais barato, cujas roupas posso usar em outros lugares e que só preciso comprar alguns acessórios..até porque não participo de concursos.
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eita Chengão meu amigo! Vc é o cara mesmo... Eu também escrevo assim igual a vc, com inspirações diversas e baseado em várias coisas e situações...

    Cabeção, esses dias eu comentei assim no facebook "estou grávido" aí vc falou: "quem é o pai", hahahahahahaha eu estava falando que eu vou ser papai, hahahaha, ontem ficamos sabendo que min ha esposa está gravida! hahahahaha.

    ResponderExcluir
  8. É uma honra se citada por vc Paulo
    Meu processo criativo é mais bagunçado, só sento no PC e escrevo o q vem a mente
    O post de ontem era pra ter uns dois paragrafos no máximo mas fui pensando e em várias coisas na hr e fiquei escrevendo.
    Não sou religiosa mas gosto tmb dos posts onde vc fala sobre sua fé
    De uma forma simples e sincera vc consegue alcançar mesmo quem tem crenças diferentes, parabéns.

    PS: A linha q vc falou lá no blog veio com o layout não sei como colocar só ela. Pra isso vc tem q ir experimentando vários temples e ver o q tem td q vc quer

    Um grande abraço Paulo ;D

    ResponderExcluir
  9. Escrever é uma arte Paulo Cheng e vc é um artista... parabéns... bjs

    ResponderExcluir
  10. Paulo, eu penso que mais do que inspiração, escrever é treino. É tentar todos os dias e fazer, e fazer, e fazer.

    Bom, eu não tenho blog, mas escrevo profissionalmente... rsssss... no meu caso é assim: "senta a escreve!"... não tem conversa, nem vontade... tenho de escrever e pronto.

    Mas o interessante disso tudo é deixar a mente livre e aberta pra escrever o que quiser, mesmo que seja um tema "dirigido" (meu caso!) e que eu não tenha tanto interessa assim. Isso me ensinou uma excelente professora de Português aplicado à comunicação, ainda na faculdade.

    'Brigadãooooooo, mais uma vez, por citares a minha mana Ana Cecília Romeu! Muito obrigada, meeeeesmo!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Achei muito fofa toda essa homenagem aos seus amigos blogueiros, deve ter dado um trabalho do cao hehe
    Gostei da maneira que se coloca a falar de Deus, também sou crista e falo sutilmente, até pra nao parecer os irresponsáveis aos montes que tem no mundo virtual nesse aspecto.
    Acho engracado algumas pessoas dizem nao tem assunto pra desenvolver um texto, mas pra mim tudo é motivo pra post, cuidando pra nao cair no lugar- comum-lixo, claro. Acho já fui aprovada (e o vestibular já foi há anos atrás desde meus primeiros posts) porque sempre tem gente comentando.

    beijo Paulo, muito bom saber tem blogueiro de bom senso, ainda.

    ResponderExcluir
  12. Poxa Paulo, longe de mim ser um inspirador, só o fato de ter lá no blog pessoas de sua qualidade, ja é de uma felicidade enorme para mim. E por favor não estou usando de demagogia barata, nem de falsa modesta, só para parecer grato pela referencia que me faz, oque por sinal me deixa muito feliz, justamente por vim de uma pessoa como você, mais é a mais pura verdade tudo que aqui escrevo. Oque digo sobre você gostaria de dizer sobre outras que como você também tem qualidade e das quais admiro por demais. Paulo, você com certeza tem inspirado muitos, acredite nisso, e contribuído bastante com outros. Lembra da idéia que me deu sobre colocar outros blogs lá no nosso blog? É só um exemplo de como você contribui, e inspira outros, eu não tenho duvida. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Fala Paulo,
    Sem dúvida alguma o seu blog é um dos melhores que existem por aí e sempre passo aqui com muito prazer. Encontro aqui vários temas escritos de forma verdadeira e sem lero-lero.
    Aliás, a fidelidade com alguns blogs é que importa e procuro na medida do possível, passar por todos que gosto.
    Um grande abraço e ótima quarta feira pra ti e família.

    ResponderExcluir
  14. Escrever em alguns dias é difícil, parece que a inspiração e as idéias fugiram e foram parar na Bósnia. Em outros, parece que a coisa flui como rio limpo, sem nenhum obstáculo... estranho isso, né?!

    O mais importante nisso tudo é falarmos do que gostamos, do que sentimos vontade, do que der na telha; buscando sempre, na medida do possível, respeitar algumas 'convençõeszinhas' para não sermos deselegantes (eu tento isso! juro que tento! - rsrs).

    Obrigada por mais uma vez falar de mim de maneira tão carinhos, Paulo!Até!

    ResponderExcluir
  15. Criar um texto mesmo que seja bem menozinho, tem que ter sentimentos e amor, não adianta a gente escrever algo de qualquer assunto, e deixar pra lá publicar de qualquer jeito, tem que ter amor de escrever como você Paulocheng você faz seus textos maravilhosos, lindos você é um abençoado de Deus.
    Paulocheng, a partir de sexta feira vou tirar uns 20 dias de férias no meu blog, mais vou continuar visitando os blogs dos meus amigos, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Escrever as vezes é tenso,temos de englobar tantas coisas,assimilar tanto para colocar em palvaras. Lembro do dia que vc falou estar desmotivado, e agradeço a Deus por ele ter passado e vc como amigo e blogueiro continuar postando suas observaçoes sobre a vida e seus amigos. Quero agradecer pelo"abordagens inteligentes" e dizer que é um prazer ter leitores e correspondentes como vc !

    Seguimos então em nossa jornada na net, trazendo o melhor de nossos mundos para os melhores leitores !

    Abraço querido !

    Força total. Sempre

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.