sábado, 24 de setembro de 2011

Os 3 melhores discos dessa banda/artista (pt. 6)


Na esteira da psicodelia inglesa e americana dos sixties, eis que surge no Brasil, no movimento intitulado Tropicália, uma banda que, ao meu ver, seria a melhor banda brazuca de todos os tempos, Os Mutantes. Os Mutantes foram uma banda nascida em Sampa,  formada em 1966 por Sérgio Dias Baptista, Arnaldo Baptista, Rita Lee e Dinho, essa a formação original. Flertaram com o pop, rock psicodélico, MPB, entre outras influências numa profusão rítmica alucinante e totalmente atípica. Participaram de vários programas de TV, gravaram com Caetano, Gil, Tom Zé, entre outros. Lançaram ao todo 8 discos, fora compactos e EPs. Depois da saída de Rita Lee (ou de sua expulsão), a banda teve vários outros integrantes, e adentrou nos anos 70 fazendo um rock progressivo e se perdeu na experimentação, deixando pra trás todo o sensacionalismo e genialidade, enfim, depois que titia Rita pulou fora Os Mutante foram pro brejo!!!

Bem, vamos ao que interessa, escolherei aqui os 3 melhores álbuns que mais curto dessa excepcional banda, primeiro é o álbum de estréia, de 1968, o homônimo “Os Mutantes”, segundo, o do ano seguinte “Mutantes”, e por último, o álbum de 1971: “Jardim Elétrico”. São discos maravilhosos, que merecem estar na coleção de quem realmente gosta de rock, mas vale lembrar que, naquela experimentação toda, tem algumas bizarrices nesses discos, mas são fruto do status quo da época, afinal de contas, a cultura rocker dos anos 60 foi impar e impagável. Abaixo deixo uma música de cada disco para vocês curtirem, e corram atrás desses discos, um abração pra todos.

Paulo Cheng

Os Mutantes: 1968
Mutantes: 1969
Jardim Elétrico: 1971




10 comentários:

  1. Excelente escolha Paulo, amo essa banda e com certeza é a melhor que o Brasil já teve, e os discos que vc escolheu certamente são os melhores da banda.

    Rodrigo Crispim - Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  2. OI Paulo, tudo bem?
    Sempre gostei de Rita Lee, mais dela do que propriamente da música, mas de Mutantes, fora "Ovelha Negra..." não conheço muito, vou ouvir com calma, tuas sugestões, mas sem poder opinar!
    Grande abraço, amigo!
    Ótimo fim de semana!
    Beijos a Michel!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Paulo! Mutantes têm a sua história na música brasileira. A meu ver, na há duvida que a saída da Rita lee contribui bastante para alguns desvios no percurso, mas a história da banda e seu legado já estão marcados. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fala Paulo,
    O comentário da Cissa ali em cima, se entendi bem, tem um erro, pois ela diz: "De Mutantes, fora ovelha negra...".
    Ovelha negra não é dos Mutantes. É da Rita Lee com o Tutti Frutti.
    Agora vem a minha alfinetada total:
    Mutantes é uma das bandas mais chatas e horrorosas que existiram por aqui.
    Os primeiros discos são muito ruins, barulhentos, psicodelia sem sentido. O grande álbum dos caras é justamente sem a Rita Lee: Tudo foi feito pelo Sol.
    Mas é somente minha opinião, respeito quem gosta dos caras, afinal de contas eram ótimos músicos com péssimas músicas.
    Vamos fazer assim: Dá pra ter uma coletânea de no máximo 8 músicas dos Mutantes, para ouvir no carro!
    Claro, se não houver outra opção.
    Eita cara chato sou eu!
    Abraço e um ótimo domingo pra você e família.

    ResponderExcluir
  5. Boa Chengão! Gostei desse post. Eu acho que se levarmos em consideração o momento histórico do Brasil e o som que se fazia aqui na época, dá mesmo pra falar que o Mutantes foi uma das melhores bandas de rock do Brasil, mas se eles aparecessem nos anos 80 acho que seriam apenas mais uma banda lado B ou Underground... Mas realmente na sua época foram mesmo bons!

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo, tudo bem por aí?
    Cara amei as musicas eu adoro a voz da Rita Lee, agora a primeira musica é muitoooo boa... Parabéns pelo gosto musical, eu gosto de tudo, desde que tenha bom senso, essas musicas com refrão repetindo e se repetindo não me enche os ouvidos... rsrsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu sou tri desligadona pra lembrar nomes de bandas e coisas assim. Sou péssima...

    Escuto uma música, gosto ou não e depois esqueço, não me ligo,srsr abraç~so,chica

    ResponderExcluir
  8. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Excelente Paulo, amo Os Mutantes, foram uma banda emblemática, bem diferente de tudo o que havia na época, até por que foram fortemente influenciados por tudo o que estava acontecendo na época, e mesclaram o psicodelismo à música brasileira e o resultado foi aquele, concordo também que depois da saída de Rita, eles se aprofundaram no rock progressivo, e nem de longe lembravam a banda nos primeiros tempos, sou mais fã da primeira fase.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, Paulo, como eu gosto de entrar em um blog e conhecer pouco do assunto em questão, pois assim aprendo mais com o blogueiro.
    Nasci em 68 e cresci na década de 70, portanto, sempre gostei de coisas psicodélicas, mas te confesso... sempre mais as internacionais... rsssss
    Quando eu era criança cantava Ovelha Negra o tempo todo, mas não passava disso meu conhecimento sobre Os Mutantes.
    Agora, vou ouvir a tua sugestão com cuidado! Sempre é tempo de aprender algo. Abração

    ResponderExcluir
  10. Fala Paulo,

    Não dá pra negar que os Mutantes revolucionaram aquilo que chamávamos de música brasileira, pra sair um pouco daquela mesmice e do certinho. Também coloco Secos e Molhados ao lado deles nessa questão aí. Precisava aparecer hoje em dia mais bandas diferentes assim.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.