domingo, 6 de novembro de 2011

Power to the people

A história da humanidade está repleta de histórias onde, as pessoas unidas e obstinadas, focadas em um propósito especifico, protagonizaram revoluções e transformações sociais que entraram nos anais da história.

Um belo exemplo disso está ocorrendo hoje na Grécia, milhares de pessoas estão saindo às ruas para contestar as mudanças radicais que o país está enfrentando, uma recessão profunda abala o país e compromete a estabilidade da Europa e do Euro, e o lado negativo dessa crise financeira é uma instabilidade em sua economia, várias empresas e estatais sendo fechadas, desemprego em massa, enfim, toda uma população sendo penalizada por uma política mal conduzida por uma elite capitalista que sempre consegue se safar, e os pobres é que perdem seus empregos e meios de subsistência.



Infelizmente, a maioria das sociedades não possui um nível de conscientização para se mobilizar contra as injustiças que estão entranhadas no seu seio. Caso tivéssemos essa mesma conscientização e coragem, os mensalões, a corrupção, os nepotismos e tantas mazelas que estão arraigadas no DNA de nossa sociedade brasileira não seriam tão corriqueiras. A ocupação de jovens na USP no Campus de Butantã não é contra uma melhoria no ensino ou uma estrutura melhor na faculdade, mas sim contra a retirada da Polícia Militar que começou a patrulhar as suas dependências, e numa dessas rondas prenderam alguns jovens fumando um baseado de leve, e isso gerou uma revolta dos outros alunos, ou seja, sem PM por perto a diversão está garantida.

A juventude brazuca de hoje está longe daquela do início da década de 90 que saíram às ruas de caras pintadas e heroicamente derrubaram o fanfarrão presidente Collor ou daquela dos anos 60 onde iam às ruas para lutarem contra a Ditadura militar e enfrentavam a polícia com ousadia e por uma causa nobre. Os interesses da moçada hoje em dia são outros, a galera só se preocupa com consumismo, shoppings, Orkut, MSN, bandas efeminadas emos, enfim, a mídia criou uma geração estupidifica.

E creio que a coisa só tende a degringolar. É óbvio que os tempos hoje em dia diferem dos anos 60 ou 90, mas convenhamos que as mesmas mazelas estão presentes como sempre, corrupção, violência, tráfico de influência, desvio de verbas públicas, má administração etc. mas os objetivos da moçada é que mudou, sucumbiram ao capitalismo selvagem e os interesses são sempre individuais e não coletivos. Como o finado Renato Russo já vaticinara desde a década de 80 a “geração coca cola” de outrora se transmutou para a “geração emo, colorida”.

Paulo Cheng


9 comentários:

  1. Belo texto Chengão!
    Realmente nossa sociedade não é politizada! Se essa corrupção que existe aqui fosse em paizes com povos engajados e educados, já teria existido alguma revolução e até guerrilha por aqui! Mas infelismente somos bundões!

    Acho que até os caras pintadas foram apenas uma massa de manobra da época!

    Parabens amigo... Você é o cara!
    Tem um texto novo lá no blog!

    Fica com Deus, vc e a familia!

    ResponderExcluir
  2. uma bela crónica e ainda um texto verídico. O povo tem a força toda.
    Não existem exércitos que vençam a razão do povo quando está unido.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Paulo. Maravilhoso texto. No caso da USP você foi mais uma vez, felicíssimo. É triste ver jovens tão alienados no que se refere as verdadeiras reivindicações, e isso dentro de uma universidade. Pobre país, que tem jovens com pensamentos tão pobres e sem nada acrescentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. DEMOCRACIA BRASILEIRA

    Homens que vendem seu fado
    “Cratos” regidos por súcias
    Vidas marcadas com ferro
    Pobres na lista dos fracos.

    Partidos partidos às partes
    Partem do parto comum
    Rosário que quando desfia
    – Reverbera a revelia –
    No couro do cidadão...

    (Por Dilso José dos Santos)

    Abraço amigão!!!
    http://cronutopia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Paulo, concordo contigo, realmente presenciamos uma apatia tremenda na juventude de hoje, não há mais mobilizações como em outras épocas, creio que a modernização e outras coisas acomodaram os jovens, e as prioridades realmente são outras. Muito bom teu texto, curto e profundo, um belo domingo pra você amigo.

    ResponderExcluir
  6. Quando pensamos nisso ficamos triste pois a acomodação anda geral. Uma pena e tomara haja o "acordar" pras mudanças!!! abraços,chica

    ResponderExcluir
  7. Paulo, tudo bem?
    Excelente texto, amigo!
    As coisas mudam e o pessoa também...
    infelizmente, de geração em geração o pessoal está menos politizado.
    Os protestos parece que, em sua maioria, são por bobagens, fazer o quê?
    O teu texto coloca esta questão de forma muito coerente e perfeita!

    Grande abraço e ótima semana :)

    ResponderExcluir
  8. Fala Paulo,

    Gostei muito do que você disse, concordo bastante com tudo. E o vídeo do Power to the people no final arrematou perfeitamente esse momento que estamos vivendo no planeta, com dezenas de manifestações pelo fim da desigualdade econômica, da exploração capitalista e por uma democracia real, mais justa, não essa mentira que estamos vendo por aí.

    Parece que as pessoas começaram a acordar de novo nesses anos turbulentos de século XXI. Só lamento que o povo brasileiro não tenha dado ainda a sua contribuição nos protestos mundiais, a não ser em pequenos movimentos inspirados no que se vê lá fora.

    Temos muita coisa para protestar sim, e vamos reivindicar pelo que é nosso.

    Grande abraço e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Eu tava hoje pela manhã vendo no noticiário aquela manifestação idiota e infantil dos estudantes da USP, que fazem mais baderna do que sabem pelo que reivindicam, e pensando: por que não vão às ruas pedir mais vagas em universidades públicas, lutar por uma educação de qualidade nas escolas públicas, ou pelos animais abandonados, ou por mais comida no prato do cidadão? Poxa, que gente chata, boba, mesmo!
    Acho que tá na hora de uma injeção séria de consciência nessa população jovem que tá perdidinha, perdidinha...
    Excelente texto, Paulo!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.