domingo, 11 de março de 2012

11 de março de 2012: um ano da maior hecatombe japonesa


11 de março de 2011, o mundo, e em especial, o Japão, é assolado por uma hecatombe de proporções gigantescas e sem precedentes em sua história, um terremoto de 9 graus na escala Richter, seguido de um Tsunami (onda gigante) devasta literalmente várias cidades litorâneas no nordeste do país. A tragédia foi impressionante, e as imagens amadoras, que correram o mundo e que são vistas à exaustão até hoje, nos assombram pelo poder devastador, varrendo tudo o que encontrava pela frente.

Devido ao terremoto, que foi de uma magnitude gigantesca, desencadeou um acidente nuclear na usina da cidade de Fukushima, o que fez com que cidades próximas à usina fossem esvaziadas devido à radiação, gerando um acidente mais grave do que o de Chernobyl, na Ucrânia em 1986, onde os efeitos permearão por muito tempo na atmosfera japonesa.

Os japoneses já há muito tempo convivem com desastres dessa proporção, visto que o Japão fica localizado em baixo de um cinturão de placas tectônicas que estão em constante movimento, e a consequência natural são os terremotos, e se o epicentro desse terremoto for no fundo do mar, o desdobramento será o tão temido e devastador Tsunami. E a coisa acontece tão rápido que não há tempo hábil para preparar a população para uma fuga em massa e o número de mortos e desaparecidos é grande, neste episódio que ocorreu há um ano atrás, estima-se que os mortos foram 15.854 e de desaparecidos 3.155, fora os danos materiais como casas, prédios, carros, enfim, uma devastação total onde não sobrou pedra sobre pedra.





Diante de fatos como esse, nos mostra como a humanidade é tão pequena e impotente em relação às forças da natureza, por mais que avancemos em diversas áreas, por mais que evoluamos nas ciências e em tecnologia, ficamos indefesos e submissos a desastres dessa natureza, e também somos forçados a refletir que a nossa vida é tão frágil, tão efêmera e volátil, num estante estamos bem, no outro somos ceifados pelas intempéries da vida. O povo japonês, com toda a sua garra, perseverança e força de viver foi mais uma vez golpeada, mas à semelhança da Segunda Guerra Mundial, onde foram covardemente bombardeados pelos Yankees com duas bombas nucleares, eles se levantarão e reconstruirão suas vidas, mesmo que não sejam iguais ao que eram antes do Tsunami, mas seguirão em frente como verdadeiros samurais. Que Deus os abençoe!!!

Paulo Cheng



13 comentários:

  1. Mesmo depois de um ano, ainda me impressiono com as imagens dessa tragédia, como o povo japonês são castigados com frequência, sem mais palavras.

    ResponderExcluir
  2. 01 ano depois e ainda tantas vitimas desaparecidas esse sem dúvida foi uma das maiores catastrofes dos ultimos tempos, gostei do blog noticias bem interessantes.

    ResponderExcluir
  3. tô assistindo os vídeos. Foda demais!

    É triste, mas acho ducaralheo essas cenas. Mostra (como você bem cita no seu texto) como somos insignificantes comparados a natureza. Não estamos preparados e não temos solução. Nos preocupamos com armas, bombas, etc, e nos preparar para epopeias naturais esquecemos.

    Nós aqui no Brasil, demoramos dez anos para consertar um desmoronamento. O japão em 1 ano, já fez MUITA coisa! Claro, falta ainda bastante ajustes, já que foi uma catástrofe. Porém estão super acelerado na reconstrução das cidades.

    Enfim, dizem que foi vingança da natureza contra o genocídio que o Japão comete contra as baleiras.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Revi ontem os vídeos e algumas reportagens na internet e isso ainda está bem fresquinho em nossa memória, e realmente foi impressionante, vi aquelas pessoas em cima dos prédios filmando, e não imagino o que se passava em suas mentes diante de um desastre daquele porte, foi devastador mesmo, mas como o colega ai em cima, o Jim falou, em 1 ano eles conseguem fazer coisas que nós em 10 não conseguimos. O povo japonês é um povo de fibra, e vai superar mais essa tragédia.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola Paulo,
    Eu fiquei muito chocado com o que aconteceu com o Japão ano passado. Contudo, creio também que o povo japonês era e é o mais preparado para suportar esse tipo de desastre. Fico imaginando se algo semelhante ocorresse no Brasil, com a nossa falta de educação e organização, a quantidade de mortos seria muito maior e o desastre nuclear seria ainda mais devastador, visto que temos as usinas em Angra.

    Vi uma matéria na tv mostrando como o povo japonês está aos poucos e com muito trabalho voltando a vida normal, inclusive até as poderosas montadoras do país estão se normalizando.

    Desejo muita prosperidade ao povo deste país maravilhoso que tem muito a nos ensinar.

    Abraços, Flávio.

    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  6. Chengão meu irmãozim marélim tudo bem?
    Rapaz que imagens ruins né?
    Realmente mano, nós não somos nada, somos pó e como pó poderemos ser espanados pela natureza a qualquer momento!

    Um abraço velhão e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Paulo, o Japão é o maior exemplo de superação que uma nação poderia dar ao mundo. O povo japonês é um exemplo de luta, garra e patriotismo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz.. já faz um ano.

    Mas apesar da tragédia, ainda dá para ver atitudes bonitas do povo japonês, que se ergue das dificuldades como ninguém. Talvez nenhum país sofra tanto com a força da natureza, mas eles estão aí, firmes e fortes para nos dar uma lição de superação.

    Grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo,

    Bom dia! Quando vejo esses vídeos penso em como é efémera a nossa passagem. Quanto erradamente perturbam a vida do outro e não lembram que não há controle sobre o futuro.

    O que penso? Ser melhor e conseguir demostrar um bom caráter para que não seja em vão a luta.

    Boa terça!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  10. Paulo, meu amigo de fé!
    Já faz um ano? Nossa!
    Confesso que não assisti aos vídeos, sei lá... é tudo muito triste, e como somos pequenos, amigo, muito pequenos...

    Quanto ao post sobre turismo, cidade em que moro, aceito sim, claro! mas preciso de um tempo, se puder apenas me deixar para qual e-mail mando quando estiver pronto..., mas vou demorar um pouco, tá bom? pois preciso fazer fotos.

    Abração, fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Foi uma das coisas mais horriveis que vi pela TV, fiquei imaginando se eu estivesse lá.
    Mas eles vão reconstruir, se levantar e recomeçar como verdadeiros Samurais... linda homenagem!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Iria postar no post acima, mais não quero escrever nada demais nele.
    Então respondendo sua pergunta.
    Sim, eu estou bem, a medida do possível, esperando os resultados dos exames, que estranhamente ainda não ficaram prontos, mas como me aborreci essa semana, já senti de volta as dores, então estou tentando evitar o estresse.
    Eu ador CSI, gosto mesmo, Bones é um seriado que talvez vc gostaria de assistir e Sobrenatural... cara eu não gostava, mas quando vc vai conhecendo a historia, vc se apega e passa a gostar... =D

    Olha no momento minha TPM me ataca, então minha memoria fica pessíma, mas assim que lembrar de alguma historia inusitada eu volto aqui pra participar da promoção!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. o 11 parece mesmo um número aziago, verdade, paulo?
    neste caso, terramoto, maremoto e fuga de radiação nuclear. pergunto-me se não brincamos com o fogo a toda a hora, neste permanente afrontamento aos ditames da natureza?

    grande abraço!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.