sábado, 7 de abril de 2012

I don't wanna grown up!!!


Só temos uma certeza na vida quando nascemos, que iremos envelhecer e morrer, ou morrer antes de envelhecer. E por mais que o processo de envelhecimento seja o fenômeno natural mais anti-natural que existe (louco isso né?), ainda não nos acostumamos e rejeitamos a ideia de que, a cada segundo, estamos envelhecendo. Perturba-nos o fato de que o vigor da nossa juventude um dia não passará de reminiscências. Incontestavelmente, a juventude é a melhor fase de nossas vidas, pois gozamos de plena forma física, estamos no auge de nossas potencialidades motoras e intelectuais e o processo de envelhecimento conspira contra tudo isso.


Quando somos jovens, além de extravasarmos vitalidade, temos como aliado o ímpeto e a intrepidez que é inerente aos jovens. Em virtude disto, as maiores revoluções e conquistas nas sociedades foram logradas pela moçada jovem. Mas infelizmente, com o passar dos anos, o ímpeto, a intrepidez, a vitalidade e o vigor físico vai arrefecendo e começamos a passar pela transição mais dolorosa de nossas vidas, nos despedimos lentamente de nossa juventude e nos aproximamos da velhice.

Por isso a humanidade se desespera. E muitos,  numa luta insana e frenética contra a inexorabilidade do tempo, recorre à medicina, fazendo intervenções plásticas, tomando carradas de medicamentos que tentam retardar os sinais do tempo, passam a praticar esporte etc. tudo isto em busca do elixir da eterna juventude para permanecer “forever young…”.

Confesso que esse temor de envelhecer tem permeado meus pensamentos com frequência. Como já cheguei em janeiro passado aos 40, começo a me preocupar com o fato de que estou gradativamente me despedindo da minha juventude. Sei que é prematuro já estar me lamentando, pois ainda sou relativamente bem jovem, mas não consigo me ver de cabelos grisalhos e não poder correr ou pedalar com pleno vigor como o faço hoje, mesmo sabendo que muitas pessoas chegam á 3º idade em pleno vigor físico, ativos e praticando esportes como adolescentes em plena efervescência.
  
A Bíblia afirma no livro de Salmos no capitulo 90 e versículo 10: “os dias de nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” Sei que não podemos lutar contra essa inevitabilidade, nem pretendo futuramente recorrer a plásticas, medicamentos e muito menos tingir o cabelo para mascarar essa realidade. O que pretendo é sim manter o meu espírito jovem, pra frente, rebelde e intrépido, mesmo que o meu corpo não responda mais aos estímulos sensoriais e motoros de forma satisfatória. Sei que o texto que escrevo pode parecer bobo, até pode soar preconceituoso em relação à velhice, mas convenhamos, mesmo com toda a maturidade e sapiência que adquirimos quando mais idosos, ninguém gostaria de passar dos trinta anos, mas essa é uma realidade do qual todo o ser humano não pode fugir.
Não aceito a morte, rechaço a ideia de que tenho que envelhecer. Mesmo que eu não tenha escolha, me junto à Joey Ramone e canto altissonante com os Ramones esse punk rock visceral : “When I’m lyin’ in my bed at night, I don’t wanna grow up, Nothing ever seems to turn out right, I don’t wanna grow up, How do you move in a world of fog that’s…”

 Paulo Cheng




10 comentários:

  1. Olá rapaziada, esse é um texto que escrevi em 2010 e acrescentei mais alguns parágrafos agora para postá-lo novamente, e não quero passar a ideia de ser anti 3º idade, longe de mim isso, respeito muitíssimo as pessoas maduras, mas falando a verdade, NINGUÉM aceita o fato de envelhecer, e foi esse pensamento que procurei passar no texto, o fato de que, mesmo aceitando o peso dos anos, gostaríamos mesmo é de permanecer jovens por toda a vida, porém essa juventude que perdemos fisicamente podemos mantê-la no espírito, creio que a pior velhice é a do espirito, mesmo se tendo 18 anos.

    Abração pra todos.

    ResponderExcluir
  2. meu querido amigo,
    como tu, também passei [há pouco :)] a barreira dos 40 anos e debato-me com algumas das questões que se prendem com o [inevitável] envelhecimento. por mais natural que seja, o processo é contrário àquilo que desejamos na vida: a melhoria das condições e não o seu agravamento. daí todas as resistências. não esqueçamos, todavia, que o corpo é apenas um invólucro e que o verdadeiro eu é invisível ao olhar dos homens.

    um abraço desejando, a ti e a toda a família, uma feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo!
    Texto muito interessante!
    O tempo passa tão rápido que as vezes nem percebemos, temos que aproveitar tudo o que pudermos...
    Eu acho engraçado meus amigos falarem que eu pareço um velho, só por que eu ando todo encapotado (não vou com cara de shorts e camisetas regatas) e gosto de escutar algumas músicas antigas, outro fato mais curioso é que eu nasci no dia dos avós.
    Mas sabe, eu não tenho tanto medo ou receio de envelhecer - ainda... É claro que eu gostaria de parar de envelhecer aos 20 anos kkkkk - Mas um dia, isso vai chegar para todos, sem excessão.

    Sobre seu comentário: Eu também acho super legal! É um bom jeito de conhecer outros blogueiros e reforçar amizades pela blogosfera :D
    Obrigado por sua escola e a Sakura agradece também XD
    Abração e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Paulo, meu amigo de fé!
    O que posso te dizer?

    Viver cansa! Mas deve cansar apenas ao corpo, e as marcas veremos nos cabelos grisalhos, cansaço, etc...; mas não deve cansar o espírito.

    Dia 5 de maio faço 43 anos do primeiro tempo! Rogo a Deus que me dê um segundo tempo, prorrogação, penalidades... porque gosto muito de viver!

    Saúde a todos nós!

    Feliz Páscoa para ti e a Michel, e familiares dos dois.

    ResponderExcluir
  5. Paulo, lembro-me que vc falou sobre essa sua "insatisfação" ao assunto velhice... digo, em envelhecer!

    Caramba, seu texto nos faz refletir muito. Poxa, eu sempre digo que não tenho medo da velhice, pois pretendo continuar com a alma jovem. Será que por isso eu reluto sempre em permanecer com essa alma jovem, não deixando de curtir as coisas que gosto e meu gosto pela vida? Será por isso que vivo de forma intensa, por medo de tudo o que o "conceito de velhice" nos apresenta?

    Abraçãp JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de completar... adorei o video do Ramones! Fechou com chave de ouro... :)

    ResponderExcluir
  7. Macedo da Silva, Natal, RN.

    Caro Paulo, tenho 45 anos, e esse tipo de questionamento vem permeando meus pensamentos há alguns anos, o receito de envelhecer, e concordo com você quando todo mundo tem medo de se tornar velho, mas a velhice, como a maioria da juventude crer, não chega a ser uma maldição, é um momento onde nos tornamos maduros sim, mas mais intrépidos e sem medo de trilhar caminhos, pois o ímpeto juvenil é algo visceral, sem prudência e até, em alguns casos, inconsequente, já a partir dos 40, somos mais calejados quando tomamos decisões e fazemos planos, bem, é assim que penso. Ótimo texto seu, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Ola Paulo,
    Como diz o poeta "o tempo é inexorável", e de fato é! Hoje tenho 37 e pretendo me orgulhar de cada ruga do meu rosto quando envelhecer, evitando essas técnicas para disfarçar a idade que estão na moda graças ao exagero no culto ao corpo. Quanto a morte não vejo grande problema em função da minha crença, mas quem não quer viver um pouquinho mais quando se tem saúde?

    Eu ainda fico me perguntando de onde tiraram aquela ideia de "melhor idade", fala sério, isso é a maior hipocrisia.

    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  9. cara, tem gente que teme mais a velhice que a morte. Eu tb fico em depressão só de pensar na velhice. Ao mesmo tempo é saber que o final está mais próximo do que nunca. É foda. Vejo meu pai com 67 anos. Sei que ele está bem, mas se tenho que curti-lo é agora e não deixar para depois. Isso na real é em tudo na vida. Mas quanto mais velho, mais deveríamos curti-las.

    No último conto do divina sujeira, que é uma visão do futuro, tentei descrever como o personagem se vê com quarenta e poucos anos. Acho que tem um pouco de mim aquele conto. Como eu me vejo tb.

    Enfim, grande braço.

    Site: JimCarbonera.com

    ResponderExcluir
  10. Ei meu amigão velhão amarelão e ainda por cima irmãozão! Hahahahahahahahhahaha. Fazer o quê? Os anos passam e ainda bem que passam. Mas se a gente não deixar a alma envelhecer e sempre tem vontade de sonhar e de realizar as coisas já tá bom demais. Hahahahahahahha uma coisa eu tenho notado em você ultimamente, hahahahahahahhaha, a idade está te ajudando a gostar de uns sons melhores, hahahahahahahahahahahahha.


    Um abração pra vc e a Michel!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.