segunda-feira, 9 de julho de 2012

Na frente do espelho


Ricardo Gondim

No espelho, olhos nos olhos, reconheço três inimigos em minha alma. Eu os encaro, mas sei: há tempo eles me espreitam desde as esquinas das madrugadas insones. Crio coragem para chamar os três adversários pelo nome: fracasso, impotência e culpa.
Fracasso é sentimento, não constatação. Não é necessária qualquer derrota para alguém se sentir fracassado. Portanto, sentimento de fracasso vem com o destreino de lidar com inadequações. Depois de décadas absorvendo um discurso de perfeição, sofro desse sentimento. A minha fraqueza parece maior do que realmente é. Sem ter acertado alvos, o peso de incontáveis erros agride. Demandas religiosas, familiares ou sociais deixam qualquer um arfando. A fadiga de ter que dissimular inaptidões sulca rugas profundas.

Continuo calouro, desafino a melodia da vida. Piso na bola. Perco belos gols a poucos metros da trave. Se me entrevistarem sobre convicções, sei, vou gaguejar. Faço meu caminho, mas tropeço nos cadarços soltos. Obrigado a ouvir todos os dias um discurso de perfeição, arquejo. Não galguei os degraus da piedade.

Sobram pregadores da culpa, especialistas em conscientizar qualquer um sobre as exigências divinas. Só agora entendo as pessoas que frequentam alguma religião porque gostam de se constrangerem com suas imperfeições.

Diante do espelho, despedaço o ícone que tentaram fazer de mim. Não alimento o mito. Aconselho a alma a permanecer comum. Lembro a mim mesmo que nenhuma máscara pode ficar grudada na cara quando eu estiver só.

Os anos passaram. Agora, mais do que nunca, vejo-me obrigado a admitir impotência. E a me despir do desempenho dos ungidos – ainda não aprendi a decretar milagre com a eficiência de muitos sacerdotes.

Depois de anos lidando com manifestações de poder espiritual, quero fugir da tentação de encabrestar o próximo. Depois que falei, preguei e ensinei tenho que admitir: os meus argumentos não passavam de discurso. Para muitos, falhei em convencer.

Vai chegando ao fim a minha alucinação de inteligência. Que bobagem imaginar-me genial. Nada me chegou fácil. Aprendi devagar. Continuo esquecendo o que decoro. Saber muito nunca me ajudou na perspicácia. Fui bronco na hora de antecipar incidentes. E não soube proteger as costas das conspirações armadas para me destruir. Não intui o desenrolar dos fatos mais cruéis.

Ensinaram que erros passados voltam como bumerangue. Eu sei: o objetivo da ameaça é manter as pessoas boas. Mas, se transgredi a lei e ofendi a Divindade, suspeito que alguns consideram a minha grave punição. Também me ensinaram: “se a maldade dos outros for grande, saiba, você é pior; quanto mais cabisbaixo você andar, maior será sua disposição de penitenciar-se; e quanto maior a penitência, mais alegria no céu”.  Hoje desconfio desse discurso.

Depois que admito fracasso, impotência e culpa, faço as pazes comigo mesmo na solidão do espelho. Pergunto sozinho: quem subiu o sarrafo tão alto? De onde veio a possibilidade de controlar as variáveis da existência? Qual o sentido terapêutico da culpa? Autocomiseração serve a quais interesses?

Não preciso desempenhar para ser aceito – quem mente para si mesmo nunca será livre. Não quero ser perfeito – despistar sentimento só apequena a vida.
Ergo a cabeça. Meu valor não depende de cumprir roteiros alheios. Pisoteio o sentimento de fracasso. Procuro desdenhar os acenos da vaidade. Faço de tudo para transformar a culpa em aliada.

 Soli Deo Gloria


Texto do pr. Ricardo Gondim

9 comentários:

  1. Tu escolhes muito bem o que postas aqui.Mais um lindo texto de Ricardo Gondin.

    abração,lindo dia!e semana!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica, realmente procuro além de postar textos meus, também de outras pessoas que curto, e o Ricardo Gondim, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, escreve muito bem e amo postar seus escritos aqui, já me comuniquei com ele via Twitter e ele me autorizou a postar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Esse Ricardo Gondin é o cara mesmo hein Chengão!
    Puxa vida, como o cara escreve bem e lucidamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mansim, realmente ele é o cara, excelente texto mesmo.

      Um abraço.

      Excluir
  3. Paulo toda vez que o amigo reproduz aqui um texto do sempre muito bem citado em seu blog, Ricardo Gondin, você tem a grande felicidade de selecionar riquíssimas publicações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PC, sempre me enriquece os textos do Gondim, e acho que as pessoas que o leem têm se alimentado.

      Abraço pra ti.

      Excluir
  4. Paulo, muito obrigado por trazer esse linfo texto de Ricardo Godin. Parabéns pela suas publicações!
    mateus-leite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mateus pela mensagem, temos que agradecer é ao Ricardo por esse lindo texto.

      Um abração.

      Excluir
  5. Reflexão pertinente, principalmente nos dias de hoje nos quais os três sentimentos citados levam inúmeras pessoas aos consultórios psicológicos e psiquiátricos e a igrejas triunfalistas que prometem um felicidade consistente e duradoura...

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.