domingo, 6 de janeiro de 2013

Sonhos e projetos x futuro improvável

Foto extraída da internet

Sempre que passamos por uma transição de final de ano, e início de um novo ano, além das festividades inerentes a essa época, há um sentimento positivo que permeia os corações, algo muito natural, visto que, queremos vislumbrar um futuro frutífero, repleto de coisas boas, onde todos os nossos planos se concretizem, enfim, anelamos nessa época um futuro do jeito que planejamos.


Mas entre desejar e ver cumprido os nossos desejos, há um oceano que separa o desejo abstrato do concreto. Planos concretizados dependem de inúmeras variáveis, não basta somente os nossos esforços, mas de coisas que fogem ao nosso controle. Muito do que irá acontecer neste novo ano de 2013 será resultado direto de coisas que demos início no ano passado; já outras coisas que nos sobrevirão serão resultado dos planos de Deus para conosco (nesse quesito alguns podem discordar, fiquem à vontade), e outras coisas, serão fatos que fazem parte das imprevisibilidades da vida, onde somos vítimas de fatos e acontecimentos que nos acometem sem distinção.

Sem querer ser pessimista, mas realista, gosto de afirmar que, por mais que planejemos e tracemos planos, muitas coisas podem sair fora do script, e isso é mais que normal, pois vivemos em um mundo onde os percalços e imprevisibilidades fazem parte de nossas vidas, mas nem por isso deixaremos de almejar e traçar planos para as nossas vidas. E mesmo sabendo que, muitos dos nossos planos não se concretizarão na íntegra, e que possam surgir fatos que comprometam os nossos planos, mas nem por isso deveremos desistir.

Porém, há projetos que traçamos que se realizarão neste novo ano, mas à custa de muito trabalho, dedicação e esforço, e quando isso acontece, vale à pena todo o trajeto percorrido, os caminhos espinhosos no qual passamos, enfim, todos os percalços são recompensados com o sabor da vitória, e quando conseguimos realizar os nossos planos, isso nos motiva mais e mais a continuar a trabalhar em prol de nossos sonhos e idealizações.

E o meu desejo, é que possamos ter força, coragem, gana e sabedoria para corrermos atrás de nossos sonhos e desejos neste novo ano que se inicia, sabendo que, alguns de nossos sonhos serão frustrados, parcial ou totalmente, e outros se realização, mas que tão somente possamos prosseguir.


Paulo Cheng

7 comentários:

  1. Olá Paulo, eu deixei de ter a postura positivista que você mencionou a bastante tempo, concordo que estamos sujeitos não só às consequências de nossos próprios atos, mas à uma cadeia de ações e reações, que são capazes de tornar nossa vida completamente imprevisível. Não quero com isso defender uma postura inerte, pelo contrário, o que acredito é que não há qualquer garantia de que tudo dará certo final e por isso é preciso ter cuidado com o otimismo de início de ano... Abraço forte meu caro!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2013/01/o-legado-bourne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bruno, que bom te ter por aqui nos comentários, e concordo contigo,não devemos assumir uma postura inerte, mas trabalhar sabendo que, o futuro nem sempre ocorrerá de acordo com o que a gente quer.

      Abração pra ti.

      Excluir
  2. Sonhos não podem apenas ser sonhados e ficar esperando o milagre acontecer. Temos que buscá-los.
    Melhor é sonhar com o pé um pouco no chão,rs...
    Está lindo tudo aqui! Parabéns! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Chica, sonhar é preciso, mas entre um sonho e sua concretização, há um caminho longo a ser percorrido, e isso requer esforço e dedicação.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. É preciso sonhar para projetar. Mas para projetar é preciso ter os pés, fincado na realidade. Bela reflexão Paulo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consciência e sabedoria são imprescindíveis para a realização de qualquer projeto ou sonho caro PC.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Paulo, meu amigo de fé!
    Esses sonhos... nossas metas, tudo que desejamos... só podemos correr atrás, mas sempre com os pés no chão e com muito amor.
    Adorei teu comentário por lá!

    Abração em ti e na Michel!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.