sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os 10 sintomas dos fariseus do mundo gospel de hoje


Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja: e que fareis no fim disto? Jeremias cap. 5 vs. 31

Aos críticos gratuitos da crítica analítica, devo-lhes dizer uma coisa: É simplismo e superficialidade dizer que não devemos julgar (criticar e apontar desvios de caráter e conduta). Se assim fosse, estaria anulado todo ministério dos profetas, juízes, apóstolos e do próprio Senhor Jesus que vieram com o dedo em riste denunciando as falcatruas da religião.

 “LOBISMO”, foi a terminologia que adaptei, para caracterizar os “LOBOS”, ministros (servos e escravos, nada mais que isso), que perderam a visão de “despenseiros” do Reino, tornando-se mercenários da fé.

Assim como no post anterior “7 dicas para manipular uma Igreja”, essa catalogação é fruto de anos de observação e indignação com aquilo que chamam de “ministério” no meio evangélico.

“Ministérios” esses que na sua grande maioria, são resultado da necessidade de auto-afirmação ou, na sua face mais vil, mercenarismo puro.

Essas evidências identificam aqueles que perderam a paixão voluntária pelo ministério e tornaram-se profissionais frios e calculistas de um cargo eclesiástico em benefício de si mesmo.

Qualquer semelhança aqui exposta não é mera coincidência, são constatações factuais.
1º Gostam de poder, mas estranhamente se recusam a servir. Como amam falar em línguas estranhas, profetizar, revelar e demais peculiaridades do gênero (obs. Eu creio na contemporaneidade dos dons sobrenaturais). Mas tudo isso é canalizado para a promoção pessoal, pois não mostram o mesmo empenho na hora de dar atenção ao ser humano que precisa de um ombro humano para dividir suas mazelas.
2º Valorizam programações, mas menosprezam relacionamentos. Participam de todos os congressos, campanhas e eventos que lhe rendam marketing, mas não gostam de relacionamentos interpessoais com medo de ficarem vulneráveis e serem descobertos, ou por receio de tornarem-se meros mortais desgastando a auto-imagem. Encaram a Igreja como platéia e o culto como um show onde a performance tem de sobressair.
3º Gostam de entradas triunfais, mas a saída tem de ser à francesa. Entram com a reunião começada e saem com ela terminada. São espalhafatosos em sua apresentação pública, mas a saída tem que ser de “fininho” para não correrem o risco de atender alguém. Gostam de provocar expectativa em seus ouvintes para manter vivo o “mito” (valorização do mensageiro em detrimento da mensagem).
4º Esbanjam muito carisma, mas na mesma proporção lhes falta caráter. São de fácil comunicação e apresentação em público, mas é nos bastidores da vida onde cai a máscara e é revelado a podridão do ser. Casamentos e famílias falidas, vida financeira desregrada, politicagem eclesiática e secular à base de troca de favores, são só alguns exemplos da desfaçatez de valores éticos desses personagens.
5º Idolatram títulos eclesiásticos, não admitem serem chamados pelo nome. Sim senhor, não senhor, apóstolo, bispo, pastor, reverendo é essencial se quiser manter um bom relacionamento com “Sua Santidade”, caso contrário ficará relegado à indiferença ou serás responsável por um surto de crise de identidade na celebridade gospel.
6º Nas assembléias disputam os primeiros assentos, manter a pose é prioridade. Não lhe tome o assento de honra. Ele é capaz de te expor, envergonhar, difamar e até brigar em público para sair bem na foto.
7º Suas mensagens são sempre bombásticas, holofotes voltados pra si é questão de sobrevivência. A prédica deles mais se parece com produção “hollywoodyana”. Matrix, Jornada nas estrelas, Ghost, parecem produções de fundo de quintal perto de suas apresentações espetaculares. Não conseguem trafegar no normal (ordinário), somente no bombástico (extra-ordinário) que cause admiração (frenesi) nos seus espectadores.
8º Fazem de tudo para serem solicitados, mas o cachê tem de ser pré-combinado e pré-depositado. Aqui, vale até propaganda em rádio pirata. Tudo para a divulgação do “EUVANGELHO”. Mas nem pense em recolher uma oferta voluntária após a reunião, que você está fadado a ficar na mão.
9º Em suas preleções não faltam trilha musical, manipular emoções é fundamental. Histeria é alvo inegociável. Trilha sonora “Home Theater” manipulada por um sonoplasta com aumento de volume nas frases de efeito e diminuição nos momentos de comoção, fazem parte do show. Proporcionar uma reunião narcotizante, que mexa com as emoções, e tire o povo da realidade diminuindo a capacidade de raciocinar nem que seja por algumas horas, é sua especialidade.
10° Mostrtam zelo excessivo com as ovelhas gordas, descaso total com as ovelhas magras. Preocupam-se com o sofrimento dos irmãozinhos “empresários” que não tem quem lhes defenda, mas os irmãos mais pobres que já são experimentados na fé, esses se viram sozinhos. Como diria o “Justo Veríssimo”, personagem do Chico Anísio: “Eu quero que pobre se exploda!”.


A lista é sucinta para dar a oportunidade de interação àqueles que já observaram tais desvios e sintomas e querem colaborar com as constatações para ampliarmos as informações no combate a essa doença crônica...


Paulo Cheng

19 comentários:

  1. Paulo, o seu texto, escrito de forma que me leva a entender o seu conhecimento claro a respeito do que aborda, me faz de alguma maneira a refletir sobre tudo isso. E esse convite ao pensar talvez seja o que de melhor um bom texto pode nos propor. E esse texto consegue isso. Parabéns. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário PC, infelizmente o mundo evangélico já não é mais o mesmo, mas tem pessoas boas e honestas por lá.

      Abração.

      Excluir
  2. Gostei da reflexão proposta aqui! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo,

    Boa reflexão! Tive decepções nesse seio, mas não deixei abalar a minha fé. Então procuro Deus e me afasto de religiosidade.

    Bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é maturidade, já tive várias decepções no meio evangélico, mas hoje sei filtrar o que há de bom e o que é bíblico.

      Abraço Lu.

      Excluir
  4. Puxa Chengão! Foi você quem escreveu?
    O melhor texto que já vi aqui!
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mansim, tinha o esboço desse texto, e como fazia tempo que não escrevia esses dias, resolvi terminar e postar por aqui.

      Abração pra ti.

      Excluir
  5. Paulo, meu amigo de fé!
    Texto muito bem escrito, você tem um tanto de franqueza sempre nos teus textos que acho muito positivo e raro hoje em dia.
    Sinceramente, o que posso comentar além de que, em tese, concordo com tudo?
    Excelente!
    Abração para ti e a Michel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cissa, sempre tento expor todos os meus sentimentos em tudo o que escrevo, assim eles saem mais verdadeiros, mesmo que algumas pessoas discordem ou concordem, e falar sobre religiosidade é delicado, porém, necessário.

      Abraço pra ti.

      Excluir
  6. Olá Paulo,
    Como não curto carnaval estou aproveitando para curtir os blogs que gosto!
    Mas que texto reflexivo amigo! Parabéns!
    É triste mesmo constatar, seja em que meio religioso for, que as "ovelhas" se perdem em meio as facilidades e benefícios obtidos através da religiosidade. Uma pena, pois deveriam aproveitar a palavra e colocá-la em prática!

    Abraços, Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Flávio, é triste mesmo, virou um mercado religioso, onde a barganha e o custo benefício virou palavra de ordem.

      Abração.

      Excluir
  7. Oi Cheng
    Muito bom! Sabia que dentro de vc ainda existia um grande escritor! Só estava meio desanimado kkkkkkk. Infelizmente é a realidade do nosso meio, porque fazemos parte disso, porque somos cristãos não é?! Como disse o sábio Jorge Himitian em uma palestra que eu vi: "Eu não queria estar no lugar de Deus" kkkk. Ele vai julgá-los. Agora o termo Euvangelho, ficou muito bom kkkkk.
    Bjos. para ti e para Michel! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, nem muito menos eu gostaria de estar no lugar de Deus, mas a justiça Divina com certeza será levada à cabo, e muitos desses falsos lideres irão pagar por seus desvios.

      Abração pra ti.

      Excluir
  8. Pelo que li e pude entender deste artigo, o autor cita mais o "egoísmo" ou a "individualidade" de certos cristãos como um pecado que não deve ser seguido, como no trecho que diz que sentar na cadeira de honra é passível de punição. Mas a questão é que até nas casas e residências, alguém tem a sua cadeira que gosta de sentar e, se chegar uma visita, o visitante tem de perguntar se alguém já tem por costume sentar ali, porque imagina se quem senta ali é o dono da casa? Aí, meu amigo, a confusão estaria garantida! Outra coisa: todo Templo, instituição, organização religiosa, tem leis e regras. Qual empresa que não tem leis? Qual organização, instituição não tem regras? Porque só pelo fato de ser uma igreja não pode ter regras? E sobre querer ser chamado de bispo, pastor, missionário, senhor, isso é apenas uma questão de respeito. Exemplo: uma pai, na criação de seus filhos, diz: " se minha filha não me chamar de senhor, eu quebro seus dentes." É apenas uma questão de respeito que algumas instituições adotam como regras. Bispo tem que ser chamado de senhor. Pastor auxiliar pode ser chamado pelo nome, bispo auxiliar tem que ser chamado de bispo, e por aí vai. Mas toda instituição tem suas regras, até no Reino de Deus vão existir regras. Isso é normal, não é questão de pecado não. Pecado é se não tivesse regras, se fosse tudo bagunçado, desorganizado, "jogado às moscas".

    maisculturaenoticias.blogspot.com

    jornalismoemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não consegui ainda conhecer nenhum evangélico q não se encaixe em todos os seus comentários. Gostaria de poder explicar isso a minha sogra q levou uma lavagem celebral e já deu quase tudo q tem pra Universal. Ela tá pra vender a casa. A última dela foi vender os 2 últimos ônibus q ainda tinha pra ver o templo de Salomão. Ninguém consegue tirar as coisas da mente dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é aí que se cumpre a profecia do profeta ezequiel 34 capitulo inteiro e joa 10 confiram !!!!!!

      Excluir
  10. Olá Cheng,
    Comecei a ler seu texto e fiquei feliz em saber que já lembrava dele, até porque eu já havia lido e comentado no início de 2013. Mas textos bons e reflexivos são assim, tem o poder de pararmos no tempo-espaço para analisarmos com calma.

    Uma pena que a situação descrita em 2013 parece apenas ter se agravado em 2014. Muito oba-oba, muita gente posando de "santo", muita gente falando em Jesus mas colocando pouco ou nada dos seus ensinamentos em prática.

    É meu caro, esse texto esta ainda mais atual!

    Grande abraço.

    Flávio Ribeiro

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.