sábado, 16 de março de 2013

Assim vivemos, assim clamamos

Ricardo Gondim

Vivemos como pêndulos. Suspensos por fios de seda, nada podemos contra o tiquetaquear inclemente do tempo. Ninguém é autônomo. Muitas vezes dependemos de mãos desconhecidas para nos manter em pé. Não passamos de um delicado cristal, perigosamente estilhaçável por qualquer descuido alheio. Nossas carências aparecem na perene busca de um colo que nos acolha.


Vivemos no limiar da morte. Somos torturados pela Fortuna – deusa que se esconde em esquinas sombrias, sempre se esgueirando de quem a procura. Padecemos de um mal incontornável: solidão. Quem entende os lamentos que mal conseguimos expressar?
Vivemos rodeados por minas prestes a arrancar as nossas pernas. Temos medo dos silêncios. Reticências parecem ardis; falas, contrafações; gestos, seduções; travessias, becos sombrios. Vielas se contorcem  feito labirinto diante de nosso olhar. Fatigados, notamos que a jornada se alonga; e nós nos dissolveremos antes de entendermos o que jaz além.

Vivemos na ante-sala do desespero. Lucidez livresca não aplaca o choro do coração. Insanidade poética não basta para espairecer a sede do espírito. Rigidez religiosa não consegue aquietar os sentimentos viscerais. Sabemo-nos incompletos. Vemo-nos retalhados. Reconhecemo-nos bestiais.

Vivemos nas franjas de um oásis transcendental. Ouvimos o murmúrio de águas, paradoxalmente próximas, mas inalcançáveis. E diante da proximidade da alegria, murmuramos: “Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Atenta para mim, responde-me Senhor, Deus meu! Ilumina-me os olhos para que eu não durma o sono da morte” (Salmos 13).

Soli Deo Gloria

Texto do pr. e escritor Ricardo Gondim

7 comentários:

  1. Mais um excelente texto bem reflexivo do Ricardo Gondim.

    ResponderExcluir
  2. Uma reflexão bem pertinente, me identifique com diversas passagens do texto e sei bem como é a sensação que ele tão bem descreveu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Bruno que vc gostou da reflexão do Gondim, ele é um cara muito sensato e profundo.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Toda vez que vejo os textos de Ricardo aqui sei, desde logo, que será proveitosa a leitura. Muito bom! Ele escreve bem, explica. Gosto! abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Chica que vc aprecia a escrita do Gondim, realmente ele é um sábio mesmo.

      Abração pra ti.

      Excluir
  4. Paulo, meu amigo de fé!
    Tudo bem?
    Este texto está interessante pelo aspecto de promover as coisas da alma em detrimento a todo o material e o quanto, por vezes, nos escravizamos nesse material banalizado, escondido no nosso dia-a-dia. Não é mesmo?
    Abração para ti e a Michel! Ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Cissa, nosso lado material sempre sobrepuja ao nosso ser, e é uma luta constante,e por vezes, inglória.

      Abração pra ti Cissa.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.