sábado, 1 de junho de 2013

Erros mais comuns dos músicos gospel


Como músico, percebo muito a qualidade dos músicos da igreja, a melodia, a linha de baixo, o riff da guitarra e etc. Sendo assim, também não poderia deixar passar em branco o trabalho dos vocalistas. Enumero aqui alguns problemas com os cantores brasileiros à título de aprimoramento, uma critica construtiva.

Um dos erros mais comuns é a influência. Influência não significa plágio. Influencia é quando um músico admira um outro músico e começa a compor, cantar ou tocar “na linha” do admirado. Aqui, o que vemos é plágio. Todo homem canta igual ao André Valadão, Alex Gonzaga ou Kleber Lucas e toda mulher igual à Ana Paula Valadão, Cassiane ou Aline Barros. É desgastante ouvir plágio. O mundo evangélico precisa de originalidade. Tenha suas influencias, mas cultive seu próprio estilo.

Outro erro muito comum é a postura. A maioria dos cantores evangélicos se comporta como artistas e não como servos. A postura é a de um ídolo e não de um irmão que recebeu um talento. Isso é decisivo para a comunicação do Evangelho através da música. A forma como você conduz seu ministério contagia ou afasta pessoas de Cristo.

Achar que barulho é sinal de relevância. Alguns cantores acham que incitando o povo a fazer barulho, levando-os a histeria coletiva estará promovendo um mover de Deus. Isso não é verdade. Barulho não é sinal de relevância. Nosso culto precisa ser racional, isso é, lógico. Precisa ser inteligível. A gritaria é extravasar de emoção e não sinal de espiritualidade.

Tratar irmãos e irmãs como fãs. Cantor evangélico não pode alimentar idolatria nas pessoas, mas precisa ser exemplo de simplicidade e serviço. Hoje, as notícias que temos são as piores. Cantores que saem do “show” e rumam pro motel com suas fãs, cantores que esnobam as pessoas que querem conversar com eles e por aí à fora.

O erro clássico do cantor evangélico é negociar seu talento. Em nome da fama e do dinheiro ele deixa a gravadora mexer na essência de sua composição e até ditar a composição que ele deve gravar. Alguns chamam isso de profissionalismo, eu chamo de falta de personalidade. Além disso, cobram cachês astronômicos para ministrar. Na minha igreja não tem vez… Se quiser, expõe o CD e o que vender, vendeu.

Pois é, esses são apenas alguns dos erros mais comuns entre os cantores evangélicos, existem muitos outros, mas resolvi expor apenas esses.
E no mais, tudo na mais santa paz!

Paulo Cheng


7 comentários:

  1. Como convivi há anos no meio gospel tocando e cantando, hoje dei um tempo, presenciei in loco que, os músicos evangélicos precisam separar o show da adoração, mostrar virtuosidade não significa roubar o foco da adoração maior, que é de Deus, mas quando a intenção é de se mostrar, dar show e aparecer, os músicos podem estar fazendo tudo, menos adorando, e Deus não divide a Sua glória com ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Tua experiência pode servir de alerta e de aviso aos músicos. Um abraço, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Chica, espero que sim, mas o mundo da música é muito complexo, mesmo dentro das igrejas.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. É Paulo... na verdade Deus está à procura de adoradores que O adore em espírito e em verdade!
    H´um livro que fala sobre tudo isso q vc citou:
    "formando verdadeiros Adoradores" - de João A. de Souza Filho. Um abraço p vc! Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  4. É interessante a linha de raciocínio, porém ao sair do púlpito e infelizmente muitas vezes nele, o que menos vemos é adoração, não sou contra ganhar dinheiro com música evangélica, todo trabalhador é digno de seu salário, porém na minha visão cantar música gospel, evangélica ou cristã como queiram, deixou de ser adoração e sim comércio.
    Até nas igrejas evangélicas o que vemos é a carnalidade tomar conta dos púlpitos. Certa vez ouvi um conto que não sei se foi verídico, mas é interessante ressaltar. Uma irmã vivia pedindo oportunidade pra louvar a Deus com seus cânticos, um determinado dia o pastor a chamou e disse: irmã já que a senhora quer realmente louvar a Deus, a senhora estará com a oportunidade hj a noite de louvar, ela ficou toda feliz, dai o pastor disse: la na casa da irmã terezinha no alto da bondade hoje vai ter um culto de oração a senhora esta convidada a louvar a Deus lá , Amém. e a irmazinha até hoje sumiu.
    Deus esta em busca de verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade.
    Portanto, na minha opinião cantores são cantores, quer sejam eles evangélicos ou não, e cantores são diferentes de ADORADORES.
    Wagner Lira

    ResponderExcluir
  5. Confesso que quando vejo as mansões onde vivem alguns cantores gospel, fico chocada...

    ResponderExcluir
  6. Só para acrescentar e lembrar a todos aqui, que dinheiro e bens materiais não é do diabo, não, hein gente. A própria Biblía fala que Deus "transbordará as janelas dos céus" e abençoará aqueles que o servem. Alguns podem até pensar que a pessoa conquistou tudo que tem de forma ilícita, mas se ela já tem anos de estrada na fé e muita comunhão com Deus, é natural que ela seja abençoada, independente de ser pastor ou músico gospel. Se a pessoa tiver vários carros, apartamentos, fazendas e empresas é sinal de fartura, de bênçãos de Deus, e não de que seja, necessariamente, coisa do Diabo.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.