sábado, 29 de junho de 2013

Primavera brasileira: o gigante acordou!?


Eu no protesto do dia 20 em Recife

Nas últimas semanas, a nossa nação tem vivenciado um fenômeno que, na história dela, poucas vezes se viu, a sociedade indo às ruas cobrando seus direitos, protestando contra as falcatruas, as impunidades, os aumentos, a inflação, a corrupção, e cobrando melhores serviços do poder público, despertando uma consciência cívica e moral num país onde os paradoxos sempre conviveram de forma harmoniosa: luxo, roubalheira e enriquecimento ilícito da classe política e o sofrimento de uma população que ganha pouco, vive mal, e não tem suporte do Governo pra nada.


A nação brasileira sempre foi vítima da má administração (e ao mesmo tempo culpada, pois nas urnas, a nossa decisão é que põe esses canalhas no poder) pública, a saúde agoniza nos hospitais públicos, o serviço é de péssima qualidade, médicos ganhando mal e sem estrutura para atender, as filas são enormes, enfim, a saúde está sucateada e quem sofre e a população de baixo poder econômico que não pode pagar um plano particular. Já a educação sempre foi de mal a pior, escolas públicas sem estruturas, professores mal remunerados e desacatados em sala de aula, e a péssima educação que não prepara as camadas sociais menos favorecidas para disputas de igual pra igual o mercado de emprego com a classe média/alta que monopoliza o melhor filão dos empregos no mercado de trabalho.

Enfim, nada funciona a contento em nosso Brasil, seja os transportes, educação, assistência social, com raríssimas exceções, o poder público acerta em cheio, e diante dessa inércia de séculos, a gota d’água se deu com o aumento dos transportes em São Paulo em 0,20 centavos, que culminou com uma onda de protestos por parte dos estudantes, que foram às ruas para contestar o aumento e as péssimas condições do transporte público, e, com isso, os outros estados foram contagiados com a febre contestatória que assolou desde as grandes capitais até os rincões mais distantes de nossa nação. E desde as manifestações clamando o impeachment de Fernando Collor em 1992 que não havia tantas pessoas nas ruas em prol de um objetivo, e nesse caso atual, por muitos objetivos.

O Brasil acordou, ou está despertando, ainda sonâmbulo, bocejando, mas está acordando, e os resultados já estão sendo colhidos, as passagens baixaram, a PEC 37 foi rejeitada pelos deputados, e provavelmente outros resultados virão, mas o mais importante, ainda está por vir, a devida consciência na hora do voto, e no momento certo, é bom lembrarmos de todos aqueles que não merecem o nosso voto para não mais estarem mamando na teta pública. É nessa hora que a nossa decisão de voto pode delinear um futuro e um horizonte de mudanças para a nossa sociedade, mas desde já, esse despertamento já foi mais que louvável, e que não pode parar por aqui, a nossa nação já foi muito dilapidada, aviltada e saqueada por essa corja de políticos escrotos e ladrões, e séculos de estagnação amargamos de forma passiva, e nunca é tarde para acordar. Parabéns à sociedade por esse despertamento e consciência mostrada nas ruas, realmente, quando o povo quer, o poder pertence a ele, e não a uma pequena cúpula de políticos mercenários que pensam que, por deter o poder de forma efêmera, mandam na nação de forma inconteste.   Power to the people.

Abaixo, algumas fotos e um pequeno vídeo que fiz no protesto realizado no Recife, no dia 20 de junho deste ano.



Paulo Cheng


Foto: Paulo Cheng
Foto: Paulo Cheng
Foto: Paulo Cheng

Foto: Paulo Cheng

Foto: Paulo Cheng




5 comentários:

  1. Esse foi um dia histórico, não só para Pernambuco, mas para o Brasil num todo, onde a população despertou seu lado cívico e saiu às ruas num protesto pacífico exigindo seus direitos e cobrando uma sociedade mais justa, sem corrupção, desigualdades e impunidades, a sociedade brasileira está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Puxa Chengão!
    Que bom que o povo acordou né?
    Gostei da sua postagem, pena que ela não aparece mais nas atualizações!
    Você notou que os comentarios sumiram por aqui desde que isso aconteceu? Faz outro blog meu amigo, vc é muito importante pra blogosfera!


    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente isso tá acontecendo Mansim, mas sempre estou atualizando no face, e nas comunidades de blogueiros também no face, mas vou pensar sobre essa possibilidade, abração pra ti mano.

      Excluir
  3. Querido Paulo, essa juventude que tem a responsabilidade de ser a porta-voz dos anseios populares está experimentando o poder e a força que tem a união da população em torno de um objetivo. É um momento fantástico esse, eu penso. Um grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza PC, esse momento no qual vivemos é histórico, e espero que mude alguma coisa, ou melhor, já está mudando, só o fato da sociedade acordar para essas questões já é algo sublime.

      Abraço pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.