quarta-feira, 10 de julho de 2013

Escrever é a minha sina.


Uma das artes que desperta em mim um grande fascínio e admiração e a arte da escrita. Há algum tempo atrás o que me fascinava era o discurso, a retórica, mas isso com o tempo se inverteu e hoje, amo visceralmente escrever.

Já dizia um sábio que “as palavras se evaporam no ar, porém as palavras escritas se eternizam em tabuas de bronze”. Tudo o que nós dissemos, se dissipa no ar, se desintegra em fração de segundos, já na escrita, se eterniza na história e é revivida pelas gerações subsequentes.

Ao mesmo tempo em que é algo mágico e fascinante, também deve ser conduzida com critério e prudência. A escrita está enquadrada na lei física da ação e reação, tudo aquilo que escrevemos passa pelo crivo do leitor e, consequentemente, gera uma reação benéfica ou adversa.

É através da escrita que podemos extravasar todo o nosso sentimento, nossa crença, nossa visão intelectual, podemos também discordar, contra argumentar, inferir, propor, enfim, é um leque extenso de opções no qual podemos direcionar o foco do conteúdo que redigimos. A escrita pode ser nosso aliado, como também nosso algoz, também podemos com ela matar, como também ressuscitar.

Torna-se imperativo a arte da sinceridade. Quando nos dispomos a escrever algo sobre o que quer que seja e emitimos juízo de valor, nos tornamos formadores de opinião e, consequentemente, seremos cobrados pelo posicionamento que tomamos, ou seja, as pessoas inevitavelmente observação se há coerência entre aquilo que escrevemos e as nossas ações. Caso contrário nosso texto soará hipócrita e falso. Não é preciso nos escondermos atrás de uma fineza literária para passarmos credibilidade, basta tão somente que o leitor compare aquilo que escrevemos com o nosso proceder, se há coerência, teremos credibilidade, caso contrário, não passaremos de embusteiros.

Escrever não é um exercício de aglomerar palavras e frases de forma desconexa. Requer ordem, respeito às normas gramaticais como ortografia, acentuação, coesão e coerência, mas acima de tudo, sentimento, profundidade, verdade e maturidade para ouvir criticas contrárias e ser sábio para absorver sem nutrir ressentimentos.

Enfim, amo escrever. Com frequência tenho postado aqui no meu blog meus escritos com as minhas impressões sobre os mais variados assuntos e estou aberto para receber criticas adversas de vocês que me leem. Os textos que são de minha autoria eu assino em baixo, porém os textos que copio de outros blogs e sites e posto aqui procuro citar a fonte, pois detesto plágio. E desde já disponibilizo meus textos para quem quiser postar em seus blogs, desde que citem o autor (que sou eu) e a fonte (o meu blog). Ultimamente tenho escrito pouco, por motivos diversos, e isso tem me entristecido, pois atualizar meu site com textos novos é um prazer que absorve minha alma e me dar um prazer indescritível, mas mesmo não tendo uma regularidade em escrever e postar, não deixarei de fazê-lo, mesmo com constantes hiatos de tempo, pois a escrita percorre minhas veias, e não pretendo pendurar as chuteiras sem um forte motivo de força maior, e até onde Deus me conceda forças e inteligência, continuarei a dar vazão à minha criatividade. Abração e até a próxima galera.



Paulo Cheng

6 comentários:

  1. A cada texto que escrevo é como se gerasse um filho, cruzasse a linha de chegada de uma maratona, ou atingisse ao orgasmo depois de uma noite de amor. escrever é um deleite que, vezes ignoro, vezes mergulho fundo e extravaso meus mais abissais sentimentos, e é neste espaço aqui que tenho depositado minhas impressões literárias de forma simples, honesta e irregular.

    ResponderExcluir
  2. Oi Chengão!
    Rapaz, eu tenho notado que vc está escrevendo cada vez melhor. Ainda bem né?
    A escrita por sí só, aprimora a gente, e a gente vai aprendendo.
    Só que uma coisa muito importante é nunca parar de ler.

    Um abraço meu amigo, e fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mansim, esse comentário vindo de vc é uma honra pra mim amigo, e a cada texto que escrevo, com certeza aprendo mais um pouco.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Paulo é verdade que quando escrevemos eternizamos nossos pensamentos, nossa visão do mundo.
    Eu não sou uma pessoa letrada, nem tão pouco mestra no nosso português, que convenhamos, é difícil pra daná... rsrsrsrs... vim de família pobre os as gírias era usadas com frequência, eu mesma errava muito ao falar, dizia runha pra chamar uma mulher de ruim e runho para chamar um homem de ruim e só depois aprendi o certo e mesmo assim, amo escrever e falar, sou boa no discurso falado... rsrsrsrs... Eu adoro ler, nos leva a lugares, nos enchem de conhecimento, nos deixa chateado ou feliz, nos fazem refletir, e penso que quando escrevemos algo, devemos escrever com segurança e responsabilidade, por isso devemos tomar as palavras com cautela.
    Ahhh... eu adoro seu jeito de escrever, e confesso que fui procurar no dicionario o que significava a palavra 'embusteiros' e tive que rir, pois eu ainda me surpreendo com as diversas palavras que existem.
    Um beijo no seu coração.
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane amiga, também sou fã de tua escrita, e com a sinceridade e emoção no qual você escreve seus textos em seu blog, abordando assuntos íntimos e do seu cotidiano, e acredito que, um texto pra ser bom, não precisa ser refinado e cheio de palavras sofisticadas, basta ser escrito com o coração e carregado de honestidade, e isso creio que nós temos.

      Um grande abraço pra ti.

      Excluir
  4. Escrever um texto sobre escrita :)
    Adoro escrever, mas não sei dizer exatamente quando esta paixão por escrever se iniciou, talvez seja da escola, eu sempre adorava escrever redações e sempre tirava notas ótimas por causa delas também. Minha professora da 7ª e 8ª série me incentivou muito a escrever e deve tudo isso a ela :)
    Eu gosto da escrita pelo fato de ela ser realmente concreta e ao mesmo tempo ser tão abstrata, talvez seja essa ambiguidade interessante que me fez quere ser escritor :D
    Adorei ler seu texo!!!

    É complicado de mais... Eu também estou tentando voltar a postar e comentar como eu costumava fazer... Espero que nessas férias eu volte a fazer isso :)
    Espero que dê tudo certo com o concurso e com as férias!
    Um abração.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.