sábado, 15 de fevereiro de 2014

Reminiscências pueris...

Vila Sésamo
Como nasci em 72, vivi toda a minha infância na década de 70 (claro!). Eram tempos difíceis para o país, os famigerados anos de chumbo da ditadura, mas para mim que era criança, isso não importava, os tempos eram tranquilos e pueris, enquanto a pancadaria comia no centro em vários lugares, em me preocupava com minhas bolas de gude e minhas pipas.


Lembro-me de muitas coisas boas. O colégio onde cursava o primário, os amigos e professores que marcaram a minha infância. Recordo-me das brincadeiras de rua como esconde-esconde e pega ladrão, às vezes brincava até tarde da noite sem medo de ser sequestrado ou estuprado por algum pedófilo. Também consigo lembrar com prazer os programas de TV que assistia todos os dias, como por exemplo, Vila Sésamo, Shazan e Sherife, Sitio do Pica-pau Amarelo, Os Trapalhões entre outros, não havia baixaria, violência ou apelação barata, era programação sadia, lúdica e de alto nível.

Shazan e Sherife
Minha infância foi recheada de coisas legais e memoráveis. Os amiguinhos da escola e da vizinhança, as brincadeiras sadias e simples, os momentos maravilhosos com meus pais, irmãos e primos. Foi um tempo onde as crianças podiam ainda gozar de uma infância tranquila, divertida e inocente. Mesmo sem as evoluções tecnológicas de hoje, era um tempo no qual as crianças sabiam ser crianças, um tempo onde o mundo não era tão ameaçador e a violência não atingia patamares de guerra civil, tempos de paz.

Essas reminiscências afloraram agora devido à minha percepção de como é a infância da meninada atualmente. Obvio que os tempos são outros, bem diferentes. As crianças hoje são mais espertas e precoces devido ao fluxo de informações que lhes são repassadas. Ao invés de brincarem de bola de gude, futebol de botão, empinar pipa, fazer guerra de carrapateira, a molecada hoje prefere passar horas à fio jogando Playstation ou navegando pela internet em redes sociais. As brincadeiras de rua não são mais possíveis devido à violência que nos cerca. A criançada já é preparada desde pequena para o mercado de trabalho quando forem adultas, por isso frequentam aulas de reforço, de línguas, cursos de informática etc. sacrificando até os momentos de lazer em prol disso, são crianças precoces, ‘adultizadas’ à fórceps.


Sítio do Pica Pau Amarelo
É óbvio que, não obstante as facilidades e toda a modernidade de hoje, a infância já não é mais a mesma. Toda a inocência vivenciada há décadas atrás não passa de boas reminiscências. As criançada dessa geração nem imaginam que nós adultos vivemos uma infância mágica, inocente e singela, algo que os computadores, os videogames e toda a era digital do século 21 jamais reproduzirá, foi simples, sem deixar de ser contagiosa, mágica, sem ser mística, intensa, sem ter sido forçada, enfim, já não se faz mais infâncias como antigamente...


Paulo Cheng


6 comentários:

  1. Paulo, adorei te ler e ver aqui a época em que criei meus filhos! Tudo igualzinho! Lindo de relembrar. Assim, vês como sou coroa?rs Poderia ser tua mãe! abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica querida, que bom que você gostou da leitura, e você é testemunha ocular disto, foram tempos onde a infância foi memorável, abração pra ti.

      Excluir
  2. Paulo, assim como você, estou sempre buscando nas minha lembranças os encantos de uma época que não volta mais, os tempos de criança. As pessoas não gostam muito dessa coisa de falar sobre o passado delas com medo de serem chamadas de saudosistas. Eu não fico nada preocupado com isso. Lembrar do passado é saber viver o presente. Excelente crônica, Paulo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC, sempre é bom revivermos o nosso passado, ele também interfere em nosso presente e, em algumas situações, norteia o futuro, e então somos dois saudosistas, rs.

      Abração pra ti.

      Excluir
  3. Oi, Paulo! Eu vivi intensamente essa época, sou de 68... enfim, somos contemporâneos... eu e Ana adorávamos brincar na frente de casa com os vizinhos e gostávamos dos mesmos programas que citaste.

    Porém, guardadas as devidas diferenças da época, creio que a criançada de hoje também aproveita e vive intensamente a infância.

    Vejo pela minha sobrinha, brinca corre e se diverte com os amigos. Só que ao invés da calçada, agora, é dentro do pátio das escolinhas, nas piscinas e pracinhas dos condomínios, mas acredito que bem orientadas conseguem ter uma infância tão boa, ou até melhor, do que foi a nossa.

    Porque, venhamos e convenhamos, nossos pais também se utilizavam da babá eletrônica que é a tv, para nos manter quietos e em ordem dentro de casa! rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bel, as infâncias são bem diferentes, as nossas e as de hoje, concordo contigo, se bem orientada e vigiada, a molecada hoje pode se divertir e aproveitar muito, mas há uma diferença, nós tínhamos liberdade quando crianças, já hoje é bem diferente.

      Abração pra ti e valeu pelo comentário.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.