quarta-feira, 12 de março de 2014

No meu tempo era assim...

Sou de um tempo, não muito longínquo, onde as coisas eram bem diferentes, as pessoas eram outras, as músicas eram audíveis, a programação de TV lúdica e divertida, os humoristas engraçados, o futebol era arte, enfim, um tempo saudoso no qual relembro com carinho e saudade. Os tempos mudaram, a evolução chegou a muitas áreas, a tecnologia avançou, mas será que as coisas estão bem melhores hoje em dia?


Sou de um tempo onde programas humorísticos eram sinônimos de Chico Anysio Show, Viva o Gordo, Os Trapalhões, além de Costinha, Paulo Silvino, Ronald Golias, Agildo Ribeiro, etc. não havia stand up comedy, era um pessoal pra lá de talentoso. Hoje, não há motivos para riso, é um humor escrachado e apelativo, uma playboyzada falando um monte de groselha se achando comediantes, com raríssimas exceções.

Sou de um tempo onde havia orgulho em torcer pela seleção canarinha nas copas do mundo. Contávamos cada minuto e segundos para ver desfilando pelos gramados do mundo gênios como Zico, Sócrates, Falcão, Rivelino, Eder, Roberto Dinamite, Dadá Maravilha, Paulo Isidoro, Muller, Silas, Junior e outros; bem diferente de hoje, onde pernas de pau são considerados a nata do futebol brasileiro como Daniel Alves, Hulk, Tiago Silva, David Luiz, William, Jô, dentre outros.

Sou de um tempo onde, na música sertaneja, quem ditava as regras eram Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, Trio Mineiro, etc.; no samba as referências eram das melhores, verdadeiros talentos, tínhamos João Nogueira, Emílio Santiago, Bezerra da Silva, Dicró, Paulinho da Viola, e outras feras; bem diferente de hoje, onde a música sertaneja mirrou, transmutando-se na bizarrice denominada sertanejo universotário, no qual tem seus expoentes sujeitos efeminados, com cortes de cabelos exdrúxulos, sem talento nenhum, e rosnando baboseiras do tipo “eu quero tchu ou tche tche re re tche tche”; já o samba empobreceu, cedendo lugar a uma vertente chamada pagode, no qual tem como representante músicos fracos e sem talentos como os do Exaltasamba, Só Pra Contrariar, Inimigos da HP, Pixote, etc.

Sou de um tempo onde ligávamos a TV e havia boas opções de entretenimento, se eram novelas, nos divertíamos com Roque Santeiro, Guerra dos Sexos, Vale Tudo, A Gata Comeu, Transas e Caretas, Final Feliz e outras; já no que tange a seriados, a lista é grande, mas resumirei em Profissão Perigo (MacGyver), Agente 86, Esquadrão Classe A, O Incrível Hulk, Armação Ilimitada, Barrados no Baile, Anjos da Lei, Anos Incríveis, O Homem de Seis Milhões de Dólares e muito mais; atualmente, o entretenimento perdeu o encanto e não atrai mais, as novelas de hoje, com suas tramas superficiais e alienantes, têm o intuito de incitar a violência, o adultério e a libertinagem, já não há inocência e bom humor; e pouca coisa se salva em termos de seriados, como Todo Mundo Odeia o Chris, Breaking Bad, Supernatural, CSI, As Visões da Raven e um ou outro.

Bem, vocês podem me considerar um saudosista de plantão, um cara que estacionou no passado, e até argumentar que os tempos hoje são outros e que é necessário haver renovação, concordo, os tempos são outros, tudo se renovou, a música, os humoristas, os programas têm um novo visual e uma nova fórmula, mas pra quem viveu e presenciou tudo aquilo que citei acima de forma intensa, prefiro ser criterioso em relação ao que se faz hoje, depois de muito peneirar, consigo aproveitar alguma coisa que se faz hoje, porém, considero como tempos áureos os tempos de outrora no que tange à música, humor, literatura e entretenimento, se sou saudosista ou amante do passado, não importa, o importante é que me sinto bem revivendo tudo aquilo.


Paulo Cheng

8 comentários:

  1. Paulo, tens razão... Hoje tem muita coisa boa, porém, pra achá-las temos que peneirar muito,em meio às bombas,rs... abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, não querendo desvalorizar tudo o que se faz hoje, porém tem inúmeras coisas que antigamente eram melhores.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. o tempo e o tão pouco que dele fazemos nesta vertigem que nos agita e transforma no conceito mais cínico que um dia criamos: a história.

    belo texto, paulo, como sempre com mensagens que, de uma forma ou de outra, nos tocam; porque a palavras, aliadas aos sentimentos e à inteligência, são a mais poderosa forma de dizer "eu".

    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre Jorge, um toque poético em sua escrita, agradeço o comentário amigo.

      Abração.

      Excluir
  3. Eu também sou saudosista, principalmente na música! A musica dos anos 80 era infinitamente superior as de hoje!
    Os blues dos anos 60 e 70 é infinitamente superior aos de hoje, e as musicas clássicas do começo do século passado... isso nem se fala!
    Bela postagem meu amigo!. O blog tá muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mansim, bom te ter por aqui, e somos da mesma geração, nós dois com 42 anos, vivenciamos tudo isso acima juntos.

      Abração.

      Excluir
  4. E ae Chengão!
    Tudo blz por ai?
    Adorei esse seu Túnel do Tempo...muito do que vc mencionou eu cheguei a ver e de fato naquele tempo as coisas eram muito melhores...e não falo isso porque quero pagar de "no meu tempo era melhor" porque no nosso tempo as coisas na mídia eram melhores SIM! Tinham qualidade e cultura.
    Huheuheuhehue eu esperava que tu não ia curtir muito um post só com homens lindos e tesões eheheheh.
    Ah sim..eu me lembro dos tempos áureos da blogosfera que trocávamos tantas idéias com tanta gente! Esses tempos deveriam voltar!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tsu, beleza? Concordo contigo, quase tudo era melhor antigamente, e a mulekada de hoje não entende o que estamos falando, pois não vivenciaram, mas que bom que você entendeu o espirito do texto.

      Saudades daqueles tempos da blogosfera, somos sobreviventes desse tempo.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.