domingo, 27 de abril de 2014

Eritreia: O custo de muito sangue.

A paz...

Para eles a cruz é apenas o começo...

Eu estava pensando na época em que estudava italiano aqui na suíça, e na minha sala tinha varias nacionalidades, uma que me chamou mais a atenção foi um rapaz da Eritréia, ele era cristão e fugiu do seu país para não morrer, deixando filha e família lá, a Suíça por sorte o aceitou, mas nunca mais na vida poderá voltar a seus pais de origem, caso contrario ele morre.


A Eritreia é um país que fica no continente africano, com cerca de cinco milhões de habitantes, faz divisa com três países muçulmanos e por fim a religião é o Islã.
Depois da historia desse rapaz fiquei curiosa porque as pessoas não podem ser cristãs ali, nesse colega de classe podia se ver o sofrimento em seu rosto, a tristeza dele era tanta que o mesmo adoeceu de diabetes emocional, havia dias que ele não estava na aula e sim no hospital. Também parei para pensar no preço que ele estava pagando por ser cristão, das perseguições que sofreu, das humilhações, e, por fim, saudade da família. Quem tem filho sabe o que digo. Vi também que as musiquinhas que eu cantava na igreja: “Eis me aqui eu livre estou a teu dispor,  para "onde" tu quiseres me enviar” não fazia mais nenhum sentido, porque ali diante de mim estava um que era realmente perseguido por conta de sua crença em Jesus. Vi que muitas canções que se cantam hoje em dia no meio "gospel" não passam de uma grande mentira, pois nem mesmo os que cantam vivem isso.  Deparei-me com uma realidade muito próxima a bíblia e fique chocada, entrei num coma de tristeza ao saber que, até aquele momento, eu tinha uma "fé" superficial, colocada nos meus interesses e não do reino de Deus, era como se os meus sonhos caíssem por terra e nada mais tivesse o seu verdadeiro valor a não ser aquilo que a bíblia dizia.


Depois de pesquisar bastante, vi irmãos presos por serem pegos lendo a bíblia, ficavam ali presos, morria de fome, de calor, isso acontece até hoje na Eritréia. Muito sangue foi derramado por causa das escrituras. E quanto a nós? Será que vamos viver sempre assim, tão satisfeitos com as nossas vidinhas? Mesmo sabendo que ela não passamos de pó e que, de uma hora pra outra, e sem motivo aparente, vamos embora dessa terra. Deixamos as nossas bíblias mofarem em nossas prateleiras enquanto outros morrem por apenas lê-la, temos liberdade, eles não! Famílias são separadas, torturadas, vi que eles estão dispostos a morrerem por quem lhe deu a vida, a vida eterna. Depois disso tudo, vi o quanto sou miserável, eles encontraram mesmo através das perseguições segurança e esperança na palavra de Deus. Segurança em Cristo no seu ato na cruz e esperança na palavra de Deus, e com muita fé em todas as suas promessas.



Fico triste com minha fé ser tão pequena diante desses gigantes, mas também pude compreender uma coisa maravilhosa sobre seguir a Cristo: quando o mundo deixa de ter valor pra você, quando você deixa de se satisfazer nas coisas do mundo, é porque você reconheceu que o Reino de Jesus não é desse mundo, como o próprio Jesus falou, isso já é um bom começo, mas ainda não é 100%.

Que Deus possa te abençoar.



Sandra Godfrey.




2 comentários:

  1. Um texto lindo que nos faz pensar. A PAZ tão buscada e tão difícil e longe para tantos!abraços,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.