sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O amanhã: sabendo conviver com o imprevisível


"Como será o amanhã, responda quem puder", já vaticinava a cantora Simone em um dos seus clássicos, e a bem da verdade, quem pode prever o imprevisível? Quem consegue prever, mesmo que minimamente eventos futuros em nossas vidas? Quem é senhor pleno dos acontecimentos futuros em suas vidas? Perguntas no mínimo, indecifráveis e de difícil compreensão, o amanhã é algo inevitável, misterioso e surpreendente.


Não sabemos o que nos acontecerá daqui a 5, 10 ou 30 minutos, ou no dia ou mês seguinte, ninguém tem o poder de prever o porvir, para quem crer, como eu, somente Deus tem o poder pleno sobre o amanhã, Ele sim, sabe cada evento que está de desenrolando e todos os seus desdobramentos, mas nós, meros e finitos mortais, nos tornamos irrequietos em relação ao que está por vir, e muitos se assombram por não saber que, o que está lhes esperando serão acontecimentos bons ou ruins, e eis um dos mais perturbadores pensamentos que permeia o imaginario do ser humano: o que nos acontecerá?

Alguns acontecimentos que nos sobrevêm são minimamente previsíveis, pois são consequências de nossos atos, porém, nem sempre chegam como prevíamos, fugindo um pouco de nossas expectativas, contudo, outros eventos e acontecimentos nos tomam de assalto de uma forma que, não sabemos explicar os porquês de tais fatos surgirem abrutpamente em nossas vidas sem ao menos termos contribuido para que eles surgissem, e essas inevitabilidades que a vida nos reserva é que sempre nos tira o sono, que gera inquietação em nossos corações, pois são o chamados de: "o amanhã", que não podemos prever e muito menos controlar.

Em nossas vidas, por mais estabilizadas e pacatas no qual elas estejam, sempre nos ocorre um algo imprevisível que foge á previsibilidade lógica de nossa razão, por exemplo, ninguém consegue segurar ou controlar uma paixão ou um amor arrebatador que inunda o nosso peito; não há quem possa evitar catástrofes e doenças que estejam nos esperando na próxima esquina da vida; não existe ser vivente que possa evitar tragédias em sua vida por conhecê-las previamente e que são fatos obscuros que desconhecemos, enfim, o futuro definitivamente não nos pertence, e não podemos controlá-lo, e só nos cabe, encará-lo de forma sábia, corajosa e obstinada, sucumbir a eventos futuros por fraqueza ou timidez não resolverá muita coisa, o que nos resta é aceitar o futuro como algo que poderá mudar a nossa vida, seja para melhor ou pior, porém, sempre tentando tirar o melhor proveito de cada situação.

Paulo Cheng

3 comentários:

  1. O futuro não sabemos. Podemos apenas esperar e nessa hora, saber esperar o melhor, não apenas doenças e tragédias.. E a cada "chegada" dessas , temos que saber ultrapassá-las! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida Chica, saber ultrapassar e superar, é o que nos resta mesmo.

      Abração pra ti e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Enquanto muitos gostariam de prever o futuro, digo que eu, não. Não creio que seria bom se pudéssemos enxergar nosso futuro, por vários motivos. Deus até nisso pensou quando nos criou. Sabia que não seria bom sabermos a respeito do nosso amanhã. Paulo, um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.