segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Entrevista com o fotógrafo Jorge Holanda


Olá pessoal, dando prosseguimento à sessão entrevista, agora vamos bater um papo sobre fotografia, e o convidado é o renomado e excelente fotógrafo pernambucano Jorge Holanda, que, através desta gostosa entrevista, nos fala um pouco sobre sua experiência, dá dicas preciosas e nos revela um pouco sobre este mundo mágico que é a fotografia, curtam aí, está excelente o bate papo.


Jorge Holanda. Photo by Adailton Oliveira


1 - Olá Jorge, é um prazer imenso ter você por aqui e batermos uma bola sobre o mundo da fotografia, pode dar as boas vindas para os leitores aqui do site.

Primeiro quero agradecer a oportunidade que me foi concedida pelo amigo e fotógrafo Paulo Cheng. Seja bem vindo (a) e espero contribuir de alguma forma passando uma breve história de minha humilde experiência nesse fantástico  mundo chamado fotografia.

2 - Jorge, você é um excelente fotógrafo, tem um trabalho respeitável, mas antes, nos conte como surgiu esse desejo pelo mundo fotográfico.

Formei-me no ano de 2002 em Radialismo, logo após, cursei Jornalismo.   Viajante, tive o prazer de conhecer vários lugares com belezas e culturas diferentes, e percebi que era impossível acordar, ver o mundo e não perceber tamanha beleza sempre imponente. Conviver com a natureza e culturas diferentes sempre esteve em meu caminho. Relacionar-me com outras culturas enriqueceu o desejo de conhecer lugares também diferentes, e já despertava a vontade de afirmar a filosofia de vida junto à natureza. Minha paixão pela fotografia iniciou neste momento.
Em todas as atividades, sempre estive acompanhado por uma câmera fotográfica, e um dos objetivos era eternizar um instante que nunca iria ser o mesmo. Acredito que uma viagem se torna inesquecível quando a experiência vivida traz um aprendizado e nos faz refletir e mudar algo nos hábitos e na vida.

3 - Em sua trajetória na fotografia, com certeza você deve ter se inspirado em outros fotógrafos, quais foram os profissionais nesta área no qual você teve como norte, e quais profissionais hoje no qual você nutre uma admiração e serve de incentivo ao seu trabalho?

Imagino que a maioria dos fotógrafos tem como referencia Sebastião Salgado, comigo não é diferente. Mas atualmente, existem outras referências no qual me guiei para que meu trabalho fosse diferenciado, ídolos e professores, a fotógrafa carioca Carla Belke e o fotógrafo baiano Bel Saffe, me fez olhar a fotografia de um modo diferente, utilizando a técnica HDR (Alto Alcance Dinâmico).

4 - O mundo fotográfico profissional é um ambiente competitivo e acirrado, o que necessariamente um novo fotógrafo precisa ter ou seguir para adentrar nesta área para se destacar e amealhar a sua própria clientela?

Em minha opinião, primeiro deve-se procurar seu próprio estilo, e estudar    arduamente sempre, sem parar, pois todos os dias há novidades no campo, procurar atualizar-se de forma coerente focando no segmento que queira seguir. Com relação à competitividade, isso não me preocupa, afinal, se tem concorrente é porque o mercado é bom. O sol nasce pra todos, há espaço pra todo mundo, trabalhando com humildade e dignidade, certamente conquistará sua vaga, basta ser perseverante.

5 - Vamos falar agora de material de trabalho, o que um iniciante em fotografia deve ter para se iniciar nesta área, e quais materiais um profissional top deve ter em mãos?

Na verdade, primeiro deve-se estudar muito para além de adquirir conhecimento na área, tenha um norte para qual caminha que vai seguir. Tendo essa base, ele saberá o que será mais conveniente em se tratando de material. Mas, uma DSLR de entrada com uma lente versátil, flash e tripé é um bom começo.

6 - No campo da fotografia, há vários nichos, natureza, arquitetura, pessoas, enfim, o que te dá mais prazer em fotografar?

Pessoas e natureza (paisagens).

7 - Holanda, quais as maiores dificuldades para se entrar no ramo profissional da fotografia, e se manter nele?

Como falei antes, para entrar não é difícil, manter-se sim. Oferecendo um serviço diferenciado é uma boa gama, se fizer que todos fazem, será apenas mais um.

8 - Como você explica o fato de, bons fotógrafos no mercado que tem uma visão impar, técnica e muito estudo não deslancharem no mercado e outros fotógrafos que não estudam, se atualizam, tem uma visão e equipamentos limitados que conseguem angariar uma clientela extensa e lucrarem bastante?

O segredo é sempre está atualizado e nunca estacionar. Ninguém tem todo conhecimento do mundo, esses que pensam dessa forma, estacionam e os demais passam na frente.

9 - O que é mais importante para que uma fotografia seja de alto nível: um bom equipamento, uma visão artística diferenciada, um excelente tratamento ou a beleza da imagem em si?

É um conjunto de todos esses itens, mas lembrando: Quem faz a fotografia é o fotografo.

10 - A fotografia é uma arte mágica, atemporal, no qual todos se rendem, não há quem não goste de clicar e ser clicado, no entanto, com o advento dos celulares, câmeras digitais compactas, os fotógrafos profissionais que estudam e se profissionalizam, estão fadados a perderem espaço para os fotógrafos amadores em eventos e festividades?

Depende do cliente, se esse está à procura de preço, contratam esses, se procuram valor, contratam profissionais realmente capacitados.

11 - Qual será o futuro da fotografia, tanto no Brasil como no mundo afora, o campo tende a ficar saturado por ter tantos fotógrafos ou ele continuará a crescer e se expandir, seja em tecnologia e em conhecimento?

Acredito que sim... Sempre surge algo novo que surpreende.

12 - Jorge Holanda foi um prazer imenso poder bater esse papo contigo e absorver um pouco de tua experiência, e pra finalizar, a palavra é sua agora, um abração pra ti e sucesso em seu trabalho como fotógrafo.

 Mais uma vez, obrigado pela oportunidade e ofereço a mais elevada e       distinta consideração... Desejo a todos bons ventos! Bons cliques!




Abaixo, os contatos para você conhecer o trabalho do Jorge Holanda:

http://www.jorgeholanda.com
https://www.facebook.com/JorgeHolandaPhotograph
Cel.: 81 - 9676-2152/8850-0961










5 comentários:

  1. Jorge, te agradeço por ter concedido esta entrevista, com certeza ampliou meus horizontes, já que amo a fotografia e me aventurei a pouco no ramo profissional, e te desejo todo o sucesso pra ti, que você possa crescer mais e mais em seus empreendimentos, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que legal conhecer o Jorge .Adoro fotografia,apesar de nada entender ,mas sou metida,rs abraços aos dois! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, quem não gosta de fotografia? Acho que todos nós temos um pouco de fotógrafo, não importa se é uma câmera profissional ou um celular, a fotografia faz parte de nossas vidas, rs.

      Grande abraço pra ti.

      Excluir
  3. Conheci Jorge Holanda na época em que atuava como Radialista e acompanhei muitos dos seus trabalhos na TV. Sempre foi muito caprichoso no que faz, mas como fotógrafo...é excepcional!

    ResponderExcluir
  4. Show!!! Fui aluno de Holanda ano passado num curso intensivo de fotografia, aprendi muito. Gente fina e um ótimo profissional.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.