segunda-feira, 6 de abril de 2015

Entrevista com o fotógrafo gaúcho Allan Elly

Allan Elly, foto extraída do seu facebook 
Olá pessoal, vamos dar prosseguimento à sessão Entrevista aqui no site, e a bola da vez é nada menos que o super talentoso e um dos melhores fotógrafos brasileiros da atualidade, o gaúcho Allan Elly, que gentilmente aceitou a minha proposta de entrevistá-lo, e com isso, uma oportunidade única de conhecer algumas nuances de sua vida, carreira, e projetos atuais e futuros, confiram abaixo um gostoso bate papo sobre a sublime e atemporal arte da fotografia.





1) Olá Allan, que bom que você aceitou esse bate papo, desde já agradeço e pode mandar suas boas vindas.

- Eu que agradeço o convite, fiquei muito feliz em poder compartilhar um pouco da minha história com vocês.


2) Allan, você já é um fotógrafo experiente e bem conceituado, mas começou debaixo, com dificuldades, como a maioria, conte-nos um pouco de seu início na fotografia.



- Iniciei em 2003 editando e filmando eventos em uma empresa de vídeo da minha cidade, ganhava um pouco menos de um salário mínimo e trabalhava em média 12h por dia.


Certo dia, cansado, de tanto trabalhar e não ver o dinheiro resolvi abrir minha empresa de vídeo (em 23 de novembro de 2006 inaugurei a Allan Elly produções), em 2006 mesmo já paguei um curso de fotografia para minha esposa e incorporei fotografia a empresa.


Em 2007 comecei a fotografar (eventos simples, festas infantis, ensaios em estúdio), continuei filmando até 2011 quando decidi que deveria me especializar em fotografia. De 2011 pra cá tenho me dedicado única e exclusivamente a fotografia.



3) Falando de fotografia profissional, ante um campo acirrado e competitivo como o nosso, quais as ferramentas que um fotógrafo deve possuir para se sobressair e manter um trabalho diferenciado?


- Buscar aprender a todo instante, eu gosto de ler e leio muito (leio sobre marketing, vendas, composição, luz, vejo muitos filmes e fotos de paisagens e pessoas).


Acredito que para ser diferenciado você deve estudar muito, praticar muito e estar antenado na fotografia fora do Brasil, pois é de fora que vem a maioria das tendências.



4) Quais fotógrafos foram de fundamental importância de forma a influenciar a sua paixão pela fotografia?


- Nenhum, ninguém fez eu entrar na fotografia. Na verdade eu nem queria ser fotógrafo… eu queria ser advogado, mas não irei alongar muito sobre isso.


Mas eu tenho a agradecer ao Anderson Miranda, que me ajudou a melhorar meu trabalho e foi meu principal professor.



5) O que viria primeiro, levando-se em consideração uma boa fotografia: técnica ou um olhar artístico, ou os dois?


- As duas coisas, fazer uma foto boa por olhar artístico (sorte) é fácil, mas um trabalho consistente requer técnica.



6) Em sua opinião, quais equipamentos básicos seriam necessários para um fotógrafo cobrir um evento?


- Duas câmera, dois flashes ou duas fontes de luz e duas lentes.


Quais? as que você possuir, mas tenha duas, pois se uma estragar você tem um backup.



7) Allan, como anda o cenário da fotografia em Porto Alegre, sua cidade natal?


- Hoje o cenário brasileiro é meio homogêneo, não sei dizer muito bem como anda Porto Alegre, pois hoje tenho atendido mais fora do que na minha região.


Mas os colegas que trabalham direto aqui só tem coisas boas para falar.



8) Viver da fotografia não é fácil, requer talento, perseverança, e, em alguns casos, sorte, em sua opinião, para um fotógrafo realmente viver exclusivamente de trabalhos fotográficos, quais as dicas que você daria?


- Ame o que você faz.


Pois amando você terá vontade de ser o melhor possível.


Estude muito marketing e vendas, pois ele será o maior diferencial em relação a dar certo ou não dar.



8) A fotografia em seus primórdios, revelou verdadeiros artistas talentosos, como Henri Cartier-Bresson,  Steve McCurry, Robert Capa, Robert Doisneau, Dorothea Lange, dentre outros, hoje em dia, quais fotógrafos você destacaria como verdadeiros artistas dignos de aplausos e honrarias?


- Boa pergunta, não sigo nenhum fotógrafo, mas diria o Sebastião Salgado.



9) Um fotógrafo pode fazer um excelente trabalho independente de um equipamento top, ou determinados trabalhos estariam atrelados a um equipamento de ponta?


Equipamento não faz fotógrafo, mas trabalhos de publicidade requer equipamentos mais caros (luzes, câmeras com mais megapixels, etc…).



10) Em sua opinião, os fotógrafos brasileiros da atualidade estão em que patamar em relação aos fotógrafos estrangeiros?


Difícil dizer, pois não acompanho trabalhos brasileiros, mas pelas premiações digo que estão no mesmo patamar.



11) Allan, uma pessoa pode se tornar um bom fotógrafo estudando de forma auto ditada sem necessariamente frequentar um curso presencial?


Pode sim, eu sou autodidata.


A diferença é que você perde mais tempo estudando.


Um professor pode lhe dar atalhos.



12) Como você observa o presente e o futuro da fotografia no Brasil?


Todos estão preocupados com os novos fotógrafos, mas eu acredito que eles que irão levantar mais a fotografia. Eu vejo o mercado em uma crescente (principalmente fotos de família).



13) Fale-nos um pouco de como anda os seus projetos atuais?


Atualmente tenho fotografado menos casamentos (tenho apenas 6 este ano - 2015), estou focado em ensaios e na minha escola de fotografia (escoladefotografos.com.br).


Planejo, muito em breve, largar os casamentos e me dedicar exclusivamente ao ensino (talvez fotografe uns 2 por ano).



14) Os fotógrafos barateiros, que cobram pouco por trabalhos, de uma forma ou de outra, conseguem “prostituir” ou macular o campo da fotografia profissional ou cada fotógrafo tem o público que merece?


Cada cliente tem o fotógrafo que pode pagar.


No Brasil, país da desigualdades, dizer para o pobre que ele não pode ter um fotógrafo não é legal.


O fotógrafo barateiro serve para o cliente que não quer pagar e para o que não pode pagar por um fotógrafo mais caro.


Se é bom ou ruim o trabalho, o cliente que deve decidir.



15) Allan, te agradeço demais por esta oportunidade de conversar comigo aqui no paulocheng.com, te desejo mais sucesso ainda em sua carreira profissional e gostaria que você deixasse aqui uma mensagem final, grande abraço pra ti e valeu.


Eu que agradeço o convite.


Abraços





Confiram abaixo os links e contatos do fotógrafo Allan Elly: 

-- 
Allan Elly Fotografia


fixo: (de terça a sexta das 14h as 18h)
0 xx 51 3241.7975

----
confira o website: allanelly.com.br
----
Membro Premiado da ISPWP (http://www.ispwp.com/) - International Society Of Professional Wedding Photographers
----
Vencedor do Concurso Cultural Wedding Brasil 2010 - Realizado pelo blog Fotocolagem!
----
Fundador da Escola de Fotógrafos (http://escoladefotografos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.