quarta-feira, 10 de junho de 2015

Prioridades inatingíveis da vida moderna

Século XXI, o mundo cresceu, a população está na casa dos bilhões, a tecnologia deu saltos estratosféricos, as ciências se desenvolveram de forma surpreendente, as cidades se agigantaram e viraram megalópoles, o trânsito se tornou caótico, e nesse turbilhão de acontecimentos, vivemos a nossa vida de forma robótica, trabalho, estudos, cursos, internet; e nesse afã de nos enquadrarmos nos novos tempos, conceitos e prioridades de nossas vidas precisam se encaixar com os rumos que o mundo está tomando, viramos reféns do frenético estilo de vida desse admirável mundo novo.


Pra quem viveu há 40, 50, 60 anos atrás, ou mais, sabe que o estilo de vida era totalmente diferente, as prioridades eram outras, o mundo não era tão absurdamente louco e corrido como nos dias atuais, o estilo de vida era muito diferente, havia tempo para as pessoas se comunicarem, se encontrarem, se telefonarem, havia tempo para outras pessoas. Hoje, à medida em que o nosso cotidiano exige mais tempo e dedicação de cada um de nós, nos distanciamos mais e mais de coisas simples como, passear no fim de tarde para ver o por do sol, sair por aí com uma câmera para fotografar a natureza, sentar na calçada para conversar com os vizinhos, almoçar ou jantar com toda a família na mesa, coisas simples, que foram suprimidas pelo estilo de vida que consome não só o nosso tempo, mas a nossa qualidade de vida e prioridades.

Hoje, os jovens se matam de estudar para ter uma profissão que lhes assegurem um futuro estável, e as escolhas partem do pressuposto de que, a mais rentável, será a profissão a ser escolhida. Diante da internet, nossa qualidade de relacionamento, paradoxalmente, melhorou e piorou, sim, ao mesmo tempo em que, na tela do computador, pelas redes sociais, podemos contatar com milhares de amigos, novos, antigos, e até de outros continentes, por outro lado, não os vemos pessoalmente, e não há mais necessidade de um telefonema, ou uma visita no fim de semana a casa de algum deles, tudo hoje se resume a duas palavras: praticidade e velocidade.

As nossas prioridades hoje em dia gravitam em torno do trabalho, de um futuro estável, de buscar conhecimento como ferramenta de melhores perspectivas profissionais, ou seja, giram em torno de nossa sobrevivência, e coisas simples, como passear, encontrar com os amigos, admirar o belo, nos parecem desnecessárias e até perda de tempo; e assim prosseguimos a nossa trajetória sempre nos adequando com a demanda do estilo de vida que as sociedades e o mundo imprimem em nós, e com isso, o tempo vai passando e perdemos momentos preciosos com aquilo que não nos acrescenta deleite ou beleza, esse é o preço de vivermos nos dias de hoje.




Paulo Cheng 

2 comentários:

  1. Mesmo em meio às correrias de hoje, há que ter equilíbrio e achar um tempo pra conviver com a família, natureza e ser feliz d verdade! Só encher o bolso pra esvaziar no final de cada mês, de que vale? rs abraços,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Chica, isso é um circulo vicioso que consome nossas vidas, temos que sobreviver, contudo, devemos separar momentos para nós mesmos, abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.