terça-feira, 28 de julho de 2015

A difícil arte de viver



 O hiato entre nascer e morrer denomina-se viver, e neste curto espaço de tempo, para alguns, poucos anos, para outros, algumas décadas, mas indistintamente, algumas coisas são incomuns a todos, a vida não é fácil de ser vivida. Viver se torna uma aventura indescritível para uns, para outros um fardo insuportável, a realidade é que a vida é um mistério insondável, que nem sempre, e na maioria das vezes, conseguimos a decifrar.


A vida é cheia de mistérios, imprevisibilidades, alegrias, dores, prazeres, infortúnios, acasos, muitas vezes somos surpreendidos por algo inesperado, situações que não previmos e que não faziam parte de nossos planos, sim, não só coisas meticulosamente planejadas nos sobrevêm, mas situações inesperadas que adentram as nossas portas sem pedir licença e nos submetendo aos seus caprichos. Ninguém consegue controlar todas as variáveis que se esconde por trás do chamado futuro, ninguém é senhor pleno do amanhã, hoje podemos estar nos regozijando de alegria, e amanhã estarmos imersos numa tragédia sem precedentes, por mais que tentemos manter nossos pés fincados em algum porto seguro, a qualquer momento um vendaval poderá soprar e nos levar consigo, como uma leve folha carregada por uma suave brisa.


Infelizmente a vida não sorri para muitos, e, como uma senhora sisuda e carrancuda, mostra o lado mais negro que essa existência pode apresentar, e sem alguma opção de escolha, muitos, desde cedo, conhecem o sofrimento de uma forma mais cruel e íntima, o que os tornam pessoas sem esperanças e destituídas de qualquer sentimento de alegria ou prazer. Crianças que nasceram nos lugarejos mais remotos da África e que não sabem o que é se alimentar três vezes ao dia; pessoas que nasceram em lugares onde a perseguição religiosa ou étnica lhes roubam tanto a liberdade como o prazer de viver; famílias que perderam seus entes queridos em virtude de uma guerra que assolou seu país; pessoas que nasceram com uma doença que as deixará inválidas pelo resto de suas vidas; enfim, todos estamos sujeitos a tantas intempéries que fogem ao nosso limitado controle, por isso a vida é um terreno minado, no qual, caminhando, podemos acionar um dispositivo explosivo e tudo, de uma hora pra outra, ir aos ares.


Viver não é tarefa fácil, e, por mais que tentemos entendê-la, será um exercício frustrado, jamais decifraremos as voltas e reviravoltas que ela dá, entretanto, só nos cabe aceitá-la do jeito que ela se apresenta a cada um de nós, algumas variáveis conseguimos controlar, porém, outras estão por conta do acaso, não sabemos quando, como e onde iremos nos deparar com elas, e o grande segredo é continuar vivendo, sempre vivendo.




Paulo Cheng  

2 comentários:

  1. A vida é complicada, mas o melhor caminho é viver cada dia, cada momento e descomplicar! Simplicidade!! abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Chica, o melhor é vivermos sim, um passo de cada vez, e no mais, que Deus nos abençoe.

      Abração pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.