sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A mente humana e suas ações nefastas

Hoje, 11 de setembro de 2015, faz exatamente 14 anos que uma das maiores tragédias humanas aconteceu nos Estados Unidos, não vou narrar o fato, pois é notório aquele atentado terrorista às torres do World Trade Center, e o estrago foi inimaginável, caos, destruição, mortes, sequelas físicas e psicológicas, é mais um ponto negativo para a humanidade, uma cena que maculou mais ainda as páginas de nossa história.


O ser humano oscila entre extremos, é antagônico, pode ser genial, sublime e fascinante, como também pode ser maquiavélico, bestial e destruidor. Somos algozes de nós mesmos, estamos no topo da cadeia alimentar, contudo, nos autodestruímos devido à nossa ganância, falta de amor e insensatez. Muito se fala que os animais, sendo irracionais, matam por extinto de sobrevivência, contudo, creio que, só o ser humano destrói, aniquila e mata por puro prazer sádico, é algo inerente à nossa natureza, coisa que os animais irracionais não fazem, puro paradoxo.

Revendo no dia de hoje alguns vídeos dos nefastos acontecimentos daquele 11 de setembro de 2001, mesmo depois de mais de uma década dos fatos, ainda me comovem tais cenas de irracionalidade da humanidade, e me pergunto se há limites para o lado negro de um ser humano, como pessoas podem nutrir sentimentos tão devastadores de destruição para com o seu próximo? De onde vem tanta insanidade e perversidade de algumas pessoas? É instinto? É psicológico? É espiritual? Qual a gênese do mal que habita em algumas pessoas?

As perguntas acima não são de fácil resolução, as respostas são complexas e profundas, contudo, uma coisa é certa, a mente humana é um poço sem fim de complexidade e incógnita, nunca saberemos quais os limites de um ser humano no que tange às suas ações, sejam elas boas ou más, mas também creio que, mesmo havendo pessoas com propensão à barbáries e atrocidades inimagináveis, tais seres humanos, se é que assim podemos denominá-los, são minoria, e que, a esmagadora maioria da humanidade é boa, sensata e amável, esse é, talvez, o nosso único consolo.
                                              


Paulo Cheng


2 comentários:

  1. O que aconteceu por lá foi terrível e sempre nos chocará, assim como nos choca ver pessoas serem queimadas vivas , decepadas e tantos horrores mais. Pena termos que ter notícias assim. Enquanto isso, há tanta coisa boa acontecendo e não ganha espaço na mídia! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Paulo meu amigo, os americanos estão longe de serem santos. É evidente que o 11 de Setembro foi terrível e de uma tragédia sem precedentes. Mas os Estados Unidos adora invadir países e criar guerras. A do Vietnã, da Coréia, do Iraque, do Afeganistão e outras. O ser humano é muito esquisito quando quer o poder a qualquer preço. Um abração.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.