sexta-feira, 25 de março de 2016

Trilhando pelos desertos existenciais

A curta fatia de tempo no qual denominamos vida é um período antagônico, misto, no qual vivenciamos momentos extremos, oscilando entre bons e ruins. O futuro sempre é uma incógnita, e às vezes previsível pois, boa parte do que nos acontecerá, é resultado dos desdobramentos de ações ou omissões que cometemos hoje, então, algumas situações que nos sobrevém é conseqüência direta ou indireta de nossas ações de outrora.


Há pessoas que tentam negar o inevitável, as imprevisibilidades, contudo, o dia mal, em algum momento baterá em nossas portas e, sem ser convidada, adentrará em nossa sala de estar de forma abrupta e se sentará, como um convidado indesejado, e começará a fazer parte de nossas vidas. O dia mal chega para todos, brancos, negros, pardos, ricos, pobres, sábios, iletrados, para todos, indistintamente.


Por mais otimistas, esperançosos e positivos que sejamos, um dia trilharemos por algum deserto existencial, no qual a aridez e o calor dos problemas dissipará a nossa frágil sensação de bem estar, e não adianta negarmos ou tentarmos nos esconder, todos seremos alcançados. O dia mal esbofeteia a face daqueles que tentam controlar todas as variáveis do futuro, não adianta, por mais estável que esteja a nossa vida, em alguma esquina estará a espreita algo que abalará os nossos frágeis alicerces, retirando o ar confiante e altaneiro de nossas faces, transformando o riso em choro, o canto em pranto, e a alegria em tristeza.


São nos desertos que somos forjados com veemência, e nas dificuldades que o nosso autocontrole é posto à prova. São nas noites existenciais que se dissipam as futilidades que adornam as nossas vidas, e o nosso olhar encara de forma mais profunda a vida com seriedade, respeito e temor. É nas vicissitudes que passamos a valorizar o que, em tempos de bonança, desprezamos, e o nosso senso de maturidade começa a ser despertado à fórceps.


Às vezes é necessário passarmos por momentos difíceis, eles nos trazem, além de sofrimento e dor, maturidade e sapiência, contudo, algo se faz necessário ressaltar, toda noite é sucedida por um dia, e uma tempestade por um momento de bonança, e por mais turbulenta e turva seja as águas no qual estamos imergidos, uma hora ela irá se tornar clara, visível e cristalina, pois, esse é o ciclo inexorável da vida, tudo tem um começo, meio e fim.



Paulo Cheng

                    

Um comentário:

  1. Que bom te ler e que bom que tudo de ruim que chega, também embora vai! E deixa o aprendizado, se quisermos, claro! abração, FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.