segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Deus: nosso enigmático e amoroso Criador

Devido à nossa limitada compreensão de Deus, comumente nos perguntamos, por que Deus, um ser incriado, onipotente, onipresente, onisciente, detentor de toda a glória e majestade e dono absoluto de todas as coisas, nutre um interesse e amor para conosco, seres finitos, falhos e rebeldes?


Não conseguimos conceber ainda a ideia de um ser infinito e cheio de poder, se importar tanto com seres ínfimos e tão insignificantes como nós.
O amor de Deus para com sua criatura, ou seja, por nós, é algo tão magistral e sublime quanto incompreensível e complexo.

Ao lermos as Escrituras Sagradas para tentarmos desvendar um pouco da personalidade de Deus, numa ação reversa, conseguimos sim é ficar mais e mais perplexos e atônitos com o modo de agir e pensar deste ser supremo que está tão longe e, ao mesmo tempo, tão perto de nós. Há questionamentos milenares que provavelmente um dia serão plena ou parcialmente respondidos e outros que jamais tomaremos ciência concernentes a Deus.
 
Por exemplo: quem é Deus? Como é um ser que nunca foi criado? Qual é a essência que constitui intrinsecamente Ele? Como funciona a correlação e coexistência entre Deus, Jesus e o Espírito Santo, que formam a Trindade Santa? Por que Deus criou o homem e permitiu que ele se desviasse para o mal? Por que Deus permitiu que Jesus se tornasse humano, sofresse aquelas excruciantes torturas, fosse morto numa cruz e não concebeu um plano que exigisse menos sacrifício de si? Enfim, são tantas incógnitas e lacunas a serem preenchidas em nossas diminutas mentes acerca de Deus que, quanto mais nos achegamos a ele, menos o conhecemos. Mas diante de tantas duvidas acerca de Deus, temos alguns insights de sua personalidade e de seu modo de agir e pensar personificados em Jesus, seu Filho, e também de Deus nos relatos das Escrituras Sagradas.
 
A encarnação de Jesus, sua breve trajetória aqui na terra, bem como sua morte, ressurreição e ascensão, nos aponta para alguns traços da personalidade de Deus. No Evangelho de João, capitulo 14, versículos 8 ao 10, o apóstolo Filipe trava um dialogo enigmático com o Mestre Jesus: “Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: mostra-nos o Pai? Não crês que estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.”
 
O que vem a ser isto? Como podemos ver Deus na pessoa de Jesus se eram pessoas distintas? Bem, a Bíblia também nos dá uma luz no que tange a isso, apesar de serem pessoas distintas, também eram uma pessoa só em essência, formando a complexa e incompreensível Trindade Santa, juntamente com o Espírito Santo.
 
Diante disto, podemos então perceber que, Jesus tendo a mesma essência e também sendo  Deus Filho, estava agindo como Deus. O modo como Jesus se relacionava com as pessoas, não fazendo distinção entre elas; os sentimentos que nutria por elas; os atos sobrenaturais e miraculosos; o senso de justiça; o amor incondicional para com o próximo; a aversão explicita pelo mal; a plena segurança com que falava de Si; as palavras inefáveis e misteriosas com que discorria sobre o mundo espiritual e sobre a eternidade nos dá um parco, mas significativo esclarecimento dos pensamentos, vontade, desejos, caráter e modo de agir de Deus.
 
Não quero entrar nos escopo dos diálogos travados por Jesus e Deus, pois fogem à previsibilidade lógica de nossas limitadas mentes. Não obstante a tudo isto, podemos nos convencer de que, Deus, apesar de intangível e enigmático, é dotado de compaixão, afeto, misericórdia, justiça, poder, glória, e sua essência é todo amor.
 
Amor esse que nos criou, nos dotou de livre arbítrio para segui-Lo ou rejeitá-Lo, concebeu um plano de salvação através de Seu Filho Jesus, nos perdoa incessantemente e que nos preparou um lugar  para passarmos toda a eternidade futura ao seu lado. Podemos ainda nos perguntar: como pode existir um ser tão bom, amoroso, justo, sensível, reto, poderoso e que nos ama incondicionalmente?

A resposta é simples: sim, existe, e a grande prova disso está na pessoa de Jesus, seu Filho Amado.


 
Paulo Cheng



Um comentário:

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.