quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Saber viver

Photo by Paulo Cheng 
Viver é uma imprescindibilidade, viver bem, uma arte, poucos são os que molham os pés no mar do regozijo, e menos ainda os que se banham nas águas cristalinas do gozo existencial. Em meio aos paradoxos existenciais, e mesmo que a vida seja um campo prolífero de antagonismos, saber extrair beleza em meio ao caos é uma destreza, abduzir encanto em meio à desordem, uma perspicácia. A grande maioria da humanidade transita por esta existência numa vida opaca, obscurecida pelo ignorância ou imaturidade, sempre enxergando a vida como uma tortura inexorável, onde somente as contingências e frustrações são superdimensionadas. Mesmo com os acasos e desilusões, podemos sim absorver o lado bom da vida em sua plenitude, basta sabermos viver.

Saber viver é apreciar um por do sol como um espetáculo único de grande beleza, é saber que, mesmo diário e corriqueiro, este evento está saturado de uma formosura celestial.

Saber viver é contemplar a flora, perceber as nuances que impregna as flores, e o aroma único que exala das plantas, trazendo ao ambiente a perfeição da natureza.

Saber viver é enxergar no sorriso de uma criança a pureza e a castidade do ser humano, onde cada pequenino que está em fase pueril repousa o futuro da humanidade, e a esperança de um mundo melhor.

Saber viver é saborear uma bela refeição, ingerindo não como se fosse somente para saciar a fome, mas com deleite, sorvendo cada sabor como um degustador, sentindo o paladar aguçado e os sabores bem delineados, é se render ao poder inerente da gastronomia.

Saber viver é amealhar amigos sinceros, é fomentar a amizade genuína, e criar laços relacionais com afeto e sinceridade, um amigo leal sobrepuja todas as riquezas existentes, e uma amizade confiável é pérola de inestimável valor.

Saber viver é não sucumbir às frustrações, não arrefecer às derrotas, e não esmorecer ante às calamidades, revezes e fiascos são inerentes na caminhada existencial, todos sofremos abalos, contudo, se restabelecer e continuar a trilhar a senda existencial se faz necessário para alçarmos voos mais altaneiros, e não gravitarmos em torno das adversidades.

Saber viver é desenvolver a espiritualidade, é imergir no campo metafísico, é perceber que existe algo superior e que está acima de tudo e de todos, é crer que existe um ser infinitamente superior que está por trás de toda a criação, e que seu toque e assinatura se estende pela fauna, flora, o universo e que sua personalidade está impressa em cada ser humano, crer não é um absurdo intelectual, mas um ato de sapiência e fé.

Saber viver é admitir que a vida é um dom imarcescível de Deus, que nos fez à sua imagem e semelhança, que nos dotou de inteligência e livre arbítrio, que nos deu autonomia sobre a Sua obra, que nos ofereceu o Seu amor incondicional, e que nos cobre de bençãos ininterruptamente, somos Sua feitura, e quando reconhecemos isso, sim, encontramos a verdadeira sabedoria existencial e por conseguinte, começamos a saber viver.



Paulo Cheng 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.