domingo, 12 de janeiro de 2020

Afinal de contas, Jesus era comunista?



Foto extraída da internet
Não é de hoje que muitos tentam correlacionar o cristianismo com a doutrina marxista, e com isso, veem Jesus como um dos primeiros fomentadores de práticas socialistas, não obstante, não há compatibilidade entre ser cristão e comunista. Se dizer cristão e socialista/comunista é uma afirmação tão desprovida de senso lógico quanto a própria ideologia comunista. Será mesmo que o Senhor Jesus tinha a intenção de promover os ideais comunistas enquanto estava aqui na Terra? Primeiro, temos que entender que, o comunismo como doutrina ou ideologia foi criada há uns 1800 anos depois de Cristo, e o comunismo surge como uma afronta ao sistema capitalista, e tanto o capitalismo quanto o comunismo, assim como os conceitos de direita e esquerda, nem se quer existiam na época de Jesus.


E alguns comunistas advogam a ideia de que Jesus apregoava alguns conceitos do comunismo em suas ações, pois Jesus costumava pregar o desapego pelos bens materiais e que dividíssemos as nossas riquezas com os mais pobres. E uma das evidências disto está na famosa passagem bíblica de Marcos 10: 17-31, no embate travado por Jesus e o jovem rico, pois o jovem tinha perguntado o que deveria fazer para herdar a vida eterna, e Jesus disse que ele teria que guardar os 10 Mandamentos (Antigo Testamento), ao que o jovem disse que já o fazia, então Jesus, que sondava os corações e perscrutava o íntimo dos homens, sabia que o jovem amava o dinheiro, então sugeriu que ele vendesse tudo, doasse aos pobres e o seguisse, pois o dinheiro, NAQUELE CASO, era uma pedra de tropeço para o jovem se entregasse de corpo e alma às Palavras de Deus, e por mais que os adeptos de Karl Marx tenham essa passagem como evidência de que Jesus apregoava princípios socialistas, não, ledo engano, pois Jesus não veio à este mundo para tomar partido em assuntos materiais e/ou políticos, também o cerne da mensagem de Cristo era para não nos apegarmos aos bens materiais, e sim amealharmos tesouros no céu, onde o ladrão não rouba nem o ferrugem corroe (Mateus 6: 19-21); e este tipo de mensagem é um suicídio para a doutrina marxista, pois a sua base teórica está solidificada no materialismo, já o cristianismo está baseado na espiritualidade.

Em todos os regimes comunistas, seja na União Soviética, China, Cuba, Camjoja, etc., os cristãos foram selvagemente perseguidos, torturados e mortos, pois onde há socialismo/comunismo, os cristão são um dos alvos primordiais de tais regimes despóticos, e os maiores propagadores do comunismo eram totalmente avessos à Deus, Jesus, Espirito Santo, assim como as demais religiões como um todo, vejamos o que alguns disseram:

“A religião é o ópio do povo. A abolição da religião como felicidade ilusória é o que falta para a sua verdadeira felicidade. ” (Karl Marx, 1844);

“Devemos lutar contra a religião. Isto é o abc de todo materialismo e, portanto, do marxismo. ” (Vladimir Lenin, 1909);

“Não sou Cristo, nem filantropo, velha sou totalmente o oposto de um Cristo. Luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas de que disponho, e tento deixar o outro homem morto de modo que eu não seja pregado numa cruz ou em algum outro lugar. “ (Che Guevara, em carta à sua mãe, 1965).

Mas porque Jesus mandou o jovem vender tudo e dar aos pobres? Antes, Jesus sugeriu que ele obedecesse aos mandamentos, mas na resposta do jovem, Jesus viu que tudo aquilo ainda não era suficiente para ele, e que havia no coração dele avareza, por isso essa medida extrema foi sugerida, e tanto é verdade que, o jovem se entristeceu e foi embora (contudo, não sabemos se o jovem se arrependeu posteriormente e vendeu seus bens, ou continuou com o coração obstinado).

Deus nunca reprovou os ricos somente pelo fato deles serem ricos, mas a avareza insuflada em seus corações, tanto é que, em inúmeras passagens bíblicas, mostram que Deus fez prosperar inúmeros homens como Abraão, Jacó, Salomão, Jó, dentre outros. E aos que têm dinheiro, Jesus não manda doar compulsoriamente seus bens aos pobres, isso deve ser feito com amor e desprendimento, já no comunismo, ele TOMA À FÓRCEPS os bens de quem produziu e doa aos que não têm, como foi o caso clássico da coletivização (compartilhamento da produção agrícola, além das terras para com todos) e deskulakização (perseguição e repressão aos donos de terras, agricultores ricos e famílias abastadas do campo) na União Soviética, assim como a coletivização na China, Camboja e outros países, o que gera, primeiramente uma injustiça, segundo, um erro crasso, pois não é retirando de quem tem e doando para quem não tem que a pobreza acabará, mas criando condições para que os pobres possam produzir e ter o seus meios de subsistência, agora se alguns ficarão ricos, aí é outra história.

Não há como tentar conciliar a doutrina marxista com o Evangelho de Cristo. Cristãos socialistas são uma incongruência tão abjeta que se equiparam a judeus nazistas, homossexuais islâmicos ou a negros racistas, é antagônico por natureza e fere ao senso mais lógico e arrazoado possível. Assim sendo, não há como colocar no mesmo lado o cristianismo e o marxismo, para os cristãos que se dizem comunistas, ou eles não entenderam nada da mensagem de Cristo, ou eles, com toda a certeza são ineptos e jamais se aprofundaram nos arcabouços teóricos dos nefastos escritos de Karl Marx, é como água e óleo, jamais se misturam, ou é um ou outro, os dois não dá, não rola.

 

Paulo Cheng

4 comentários:

  1. Mais uma vez abordando temas importantes com muita clareza e precisão meu caro, parabéns! É sempre muito bom te ler. De fato é um absurdo enorme querer relacionar a obra messiânica de Jesus com o socialismo/comunismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo Flávio, que bom que tenhas gostado, grande abraço pra ti.

      Excluir
  2. Gosto muito de viajar na estrada que contém consistência em seus tijolos...pois me deixa confortável para desarmar as trincheiras do saber... parabéns meu amigo Chengao!

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.