terça-feira, 1 de março de 2011

Deus nos livre de um Brasil evangélico!


Começo este texto com uns 15 anos de atraso. Eu explico. Nos tempos em que outdoors eram permitidos em São Paulo, alguém pagou uma fortuna para espalhar vários deles, em avenidas, com a mensagem: “São Paulo é do Senhor Jesus. Povo de Deus declare isso”.
Rumino o recado desde então. Represei qualquer reação, mas hoje, por algum motivo, abriu-se uma fresta em uma comporta de minha alma. Preciso escrever sobre o meu pavor de ver o Brasil tornar-se evangélico. A mensagem subliminar da grande placa, para quem conhece a cultura do movimento, era de que os evangélicos sonham com o dia quando a cidade, o estado, o país se converterem em massa e a terra dos tupiniquins virar num país legitimamente evangélico.
 

Quando afirmo que o sonho é que impere o movimento evangélico, não me refiro ao cristianismo, mas a esse subgrupo do cristianismo e do protestantismo conhecido como Movimento Evangélico. E a esse movimento não interessa que haja um veloz crescimento entre católicos ou que ortodoxos se alastrem. Para “ser do Senhor Jesus”, o Brasil tem que virar "crente", com a cara dos evangélicos. (acabo de bater três vezes na madeira).
Avanços numéricos de evangélicos em algumas áreas já dão uma boa ideia de como seria desastroso se acontecesse essa tal levedação radical do Brasil.
 

Imagino uma Genebra brasileira e tremo. Sei de grupos que anseiam por um puritanismo moreno. Mas, como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu? Não gosto de pensar no destino de poesias sensuais como “Carinhoso” do Pixinguinha ou “Tatuagem” do Chico. Será que prevaleceriam as paupérrimas poesias do cancioneiro gospel? As rádios tocariam sem parar “Vou buscar o que é meu”, “Rompendo em Fé”?
 

Uma história minimamente parecida com a dos puritanos provocaria, estou certo, um cerco aos boêmios. Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?
 

Como ficaria a Universidade em um Brasil dominado por evangélicos? Os chanceleres denominacionais cresceriam, como verdadeiros fiscais, para que se desqualificasse o alucinado Charles Darwin. Facilmente se restabeleceria o criacionismo como disciplina obrigatória em faculdades de medicina, biologia, veterinária. Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português.
Mozart, Gauguin, Michelangelo, Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.
 

Um Brasil evangélico não teria folclore. Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá. As churrascarias não seriam barulhentas. O futebol morreria. Todos seriam proibidos de irem ao estádio ou de ligarem a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada de várzea aconteceria quando?
 

Um Brasil evangélico significaria que o fisiologismo político prevaleceu; basta uma espiada no histórico de Suas Excelências nas Câmaras, Assembleias e Gabinetes para saber que isso aconteceria.
 

Um Brasil evangélico significaria o triunfo do “american way of life”, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos.
Cada vez que um evangélico critica a Rede Globo eu me flagro a perguntar: Como seria uma emissora liderada por eles? Adianto a resposta: insípida, brega, chata, horrorosa, irritante.
Prefiro, sem pestanejar, textos do Gabriel Garcia Márquez, do Mia Couto, do Victor Hugo, do Fernando Moraes, do João Ubaldo Ribeiro, do Jorge Amado a qualquer livro da série “Deixados para Trás” ou do Max Lucado.
 

Toda a teocracia se tornará totalitária, toda a tentativa de homogeneizar a cultura, obscurantista e todo o esforço de higienizar os costumes, moralista. 
 

O projeto cristão visa preparar para a vida. Cristo não pretendeu anular os costumes dos povos não-judeus. Daí ele dizer que a fé de um centurião adorador de ídolos era singular; e entre seus criteriosos pares ninguém tinha uma espiritualidade digna de elogio como aquele soldado que cuidou do escravo.
 

Levar a boa notícia não significa exportar uma cultura, criar um dialeto, forçar uma ética. Evangelizar é anunciar que todos podem continuar a costurar, compor, escrever, brincar, encenar, praticar a justiça e criar meios de solidariedade; Deus não é rival da liberdade humana, mas seu maior incentivador.
Portanto, Deus nos livre de um Brasil evangélico.

Soli Deo Gloria



Texto do Pr. Ricardo Gondim

10 comentários:

  1. Esse texto, à primeira vista, chega a causar algum tipo de controvérsia, mas pra quem está dentro do movimento evangélico, ou é crente, sabe que os usos e costumes, o legalismo, o farisaismo e outras mazelas que se infiltram na igreja como sendo "doutrina bíblica" tem deformado a imagem do verdadeiro Evangelho bíblico. Então, servir a Deus, aceitar a Cristo como único Senhor, para algumas comunidades evangélicas e para o senso comum é entrar dentro de um código de éticas e usos e costumes como se fossem mandamentos divinos, o que não é.

    Lógico que os valores do Reino são antagônicos aos valores que o mundo segue, mas não nos impedem de reter o que tem de bom das culturas no qual estamos inseridos, e ser evangélico hoje em dia significa isto, não poder ir ao cinema, praticar esporte, absorver literatura "secular" e outros absurdos.

    Excelente visão do pastor Ricardo Gondim.

    ResponderExcluir
  2. SE O BRASIL VIRAR UM PAÍS EVANGÉLICO, EU VOU MORAR NA NORUEGA, E FIM DE PAPO. TENHO UMA OPINIÃO MUITO CRÍTICA EM RELAÇÃO AOS EVANGÉLICOS. NUNCA VÃO A LUGAR NENHUM QUE VC CONVIDE E INSISTEM EM TE CHAMAR PARA A IGREJA DELES. ACHAM QUE POR TEREM SOFRIDO ESSA LAVAGEM CEREBRAL E TEREM SIDO CONDICIONADOS A ACEITAR JESUS, NÃO FAZEM MAIS NADA A NÃO SER PARASITAR OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  3. Texto Verborrágico, prolixo. Sou evangélico gosto de dançar com meus filhos músicas dos anos 70 e 80. Assisto o que eu "considero" bom na programação da Rede Globo ( segundo meus padrões de certo ou errado, de bom ou ruim)pois, o que é bom para mim, pode ser considerado, péssimo por outro. Gostava de assistir o carnaval na TV não porque me disseram que não é bom, ou satânico, ou festa da carne...não assisto mais pelas mesmices das músicas do enredo, todas absolutamente iguais a anos anteriores, cantadas por pessoas "chumbadas". E o Pastor, autor do texto, mesmo que sem perceber está discorrendo sobre RELIGIOSIDADE, aí sim o senhor tem razão. Fora isso o texto é PÍFIO e carente de equilibrio! Sr. Lillo cuidado com as noites de lua cheia.

    ResponderExcluir
  4. Deus nos livre... (bate 3 vezes na madeira)

    http://dolipo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. TODA FORMA DE TOTALITARISMO É PREJUDICIAL
    (BATE 3 VEZES NA MADEIRA)²
    EU PESSOALMENTE PREFIRO O CONCEITO DE ESTADO LAICO ;D

    ResponderExcluir
  6. Sou cristão evangélico e acho que o texto está correto. Na Irlanda os protestantes mataram muuuuitos católicos em nome de Deus, os evangélicos sempre falam da inquisição onde os católicos mataram também muita gente, mas esquecem-se que quando estiverem no poder ou lutando por ele em algum lugar eles usaram os mesmos artifícios.
    E o problema hoje aqui no Brasil nem é o cristão conciente e sim os cristão NEOPENTESCOSTAIS, que fazem o maior rolo com a palavra de Deus e sempre para visar uma justificativa para suas doutrinas malucas.

    Belo texto, parabens Chengão para abrir esse espaço para o pastor.

    ResponderExcluir
  7. Democracia e religião não combinam.

    Qualquer iniciativa política que se baseie em uma religião não pode ser democrática, isso porque religiões seguem livros sagrados que são a palavra de Deus, e se é a palavra de Deus não cabe discussão (sendo que um Deus não pode errar, se não não seria um Deus) e sem discussão não há democracia.

    Por exemplo, imaginemos um estado Cristão (independente da vertente religiosa), haveria discussão sobre a pena de morte? Não. O Mandamento n°5 diz para não matar e pronto. E assim por diante...

    Uma das raras coisas boas herdadas da modernidade foi a separação entre Estado e Igreja, e a transformação subsequente da religião em 'problema pessoal' - Deus nos livre de dar um passo para trás.

    ResponderExcluir
  8. No dia em que o Brasil se for comandado pelos evangélicos, vou ser exilada. Nem creio em Deus, muito menos me submeteria a toda essa teoria evangélica.

    ResponderExcluir
  9. sou evangelica e acho interessante essa mescla de variedades pois é liberdade de expressao,em que porventura podemos aprender muito mais com uma mente aberta e de livre escolha sobre o desejamos consumir sem ser algo impetrado a força.
    michel cheng

    ResponderExcluir
  10. a paz, sou cristã e achei que o texto serve dealerta para os novos "crêntes" que não conhecem os costumes da igreja emergente de hoje, pois acredito numa coisa :
    DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO, TUDO MESMO!!!!¨
    Por isso acredito que não seria justo um Brasil evã-gelico, mas sim um Brsil cristão praticante.
    Sandra Godeffroy.

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.