sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Relacionamentos: vivendo e não agradando.

Se relacionar não é tarefa das mais fáceis. Conquistar pessoas é simples, contudo, manter esses relacionamentos requer inúmeras ferramentas, além de uma pitada de sorte, por que não? Sim, manter relacionamentos duradouros está cada vez mais difícil hoje em dia, e com o advento da internet e as redes sociais, eles estão cada vez mais voláteis, descartáveis e superficiais.


As relações humanas são, por demais complicadas, e a mente humana é um poço de complexidade. Por mais que algumas pessoas tentem agradar a outras, essa empatia não é correspondida, e pergunta-se onde está o "erro"? Bem, essa tal química nos relacionamentos possui inúmeras variáveis, sejam de cunho intrínseco ou extrínseco. Podemos nutrir uma empatia ou nos aproximarmos de alguma pessoa por diversos motivos, seja por conveniência (status social, dinheiro, talentos que a pessoa possui, enfim) ou simplesmente por que nos agradamos de seu caráter, senso de humor, personalidade, e demais características que ela detém.


Agradar a todos é impossível, há pessoas que, por mais que tentem ser legais, descoladas, se doam sem esperar a contrapartida do retorno, e se frustram por não terem uma receptividade total, e nesse afã de tentar agradar e não serem correspondidas na mesma proporção, se frustram, cai em depressão ou desenvolvem doenças psicossomáticas, provenientes de relacionamentos mal resolvidos. Sabemos que os interesses são a grande tônica que envolve os relacionamentos, e que, tais interesses, com o tempo arrefecem ou perdem o encanto, sim, as pessoas perdem o interesse nas outras com o passar do tempo, seja por que tal interesse já tenha sido suprido, ou por perderem o encanto inicial, e gradativamente elas vão se afastando uma das outras, mesmo ainda próximas.


Para aquelas pessoas que gostam de se doar intensamente nos relacionamentos, sugiro ter cautela, pois, na medida em que se doam, sempre há uma expectativa em receber algo em troca, seja na mesma proporção ou mais, o mais prudente é não esperar nada em troca, isso é algo impensável e exige um nível de maturidade que poucos possuem, mas, no entanto, nos livrará de sofrermos frustrações e decepções. As amizades transitam pela via da dualidade, mão e contramão, dar e receber, mas infelizmente, devemos nos preparar para ocasiões onde não seremos retribuídos nos relacionamentos interpessoais, vale ressaltar que, também somos responsáveis por relacionamentos fadados ao fracasso, no momento no qual só exigimos dos outros, sem darmos nada.


Relacionamentos interpessoais sempre será um desafio, no qual, só o tempo dirá se estamos logrando êxito ou estamos entrando num terreno minado, a ponto de, a qualquer momento, tudo vir aos ares.




Paulo Cheng 

2 comentários:

  1. Perfeito,essa magia é que faz as pessoas se encontrarem e reencontrarem ,amores e paixões surgirem , que sejamos felizes ...Parabéns Paulo ,sou sua fã tanto nas fotos quanto nas rezenhas, são lindas!!!!Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, sim, se relacionar é algo sempre delicado, mas vale à pena, e agradeço demais o carinho, grande abraço pra ti.

      Excluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.