segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Merry Christmas Everyday

Paulo & Michel Cheng
Dezembro é um mês atípico, envolto em um clima festivo, onde uma atmosfera sentimental envolve a todos, é um mês onde os sentimentos se tornam mais melífluos, onde os sorrisos são mais fartos, onde as lágrimas vertem-se com mais afluência, e no qual as palavras soam mais aprazíveis, enfim, é um mês onde todos se sentem mais solícitos e diligentes, e tal magia se deve pelo fato de comemorarmos o nascimento de Cristo, e também pelo clima festivo que adentra nos lares, mas caso não houvesse o natal, será que tal susceptibilidade visitaria as pessoas como no período natalino?

Os sentimentos humanos são antagônicos, ora oscila em indulgência e benignidade, ora em malevolência e egoismo, dentro de cada um de nós habita o bem e o mal, somos sublimes e grotescos, amáveis e iracundos, solícitos e egoístas, e diante de tal flutuabilidade não conseguimos manter uma linearidade em manter nossos comportamentos, nunca somos totalmente desprezíveis, nem muito menos altruístas.

Os finais de ano, e em especial o mês de dezembro é, no mínimo, paradoxal, pois é somos, de certa forma, induzidos tacitamente a demonstrar um comportamento que, em tese, não exalamos durante o ano todo, entretanto, no mês de dezembro nos tornamos mais enternecidos, e este clima sentimental contagia a todos inexoravelmente. E curiosamente, passando este período, voltamos a nos comportar com o mesmo ar cético e frieza cardíaca, sim, os nossos comportamentos são compelidos devido ao meio ou aos estímulos externos, e devido a essa particularidade em nosso modo de expressar os nossos sentimentos, nos deixamos levar pelas externalidades, ou seja, se o tempo é festivo, nos mostramos sensíveis, caso contrário, nos fechamos como um casulo.

Sei que é uma utopia, mas como seria bom se todos os meses do ano soassem como o clima natalino de dezembro, se os nossos sorrisos permanecessem sempre fartos, as nossas mãos estivessem sempre estendidas, e que todos fossem alvos de nossa benevolência, e que tal clima natalino perdurasse durante todo o ano, e não que ficasse circunscrito à dezembro, mas infelizmente isso não passa de quimera, pois, o natal vai passar, as festividades de fim de ano são efêmeras, e, como uma nuvem que se dissipa no céu, voltaremos à dura realidade do cotidiano, amando e odiando, ajudando e se omitindo, abraçando e repelindo, ou seja, sendo nós mesmos, até que venha o próximo natal...



Paulo Cheng 

Um comentário:

  1. Seria mesmo muito bom se assim fosse... Se todos os dias tivessem essa fraternidade , generosidade e harmonia! Feliz Natal e que 2018 seja maravilhoso pra todos nós! abração,chica

    ResponderExcluir

Olá queridos, você está em meu site, o paulocheng.com, um espaço onde eu escrevo e posto minhas impressões, meus devaneios, minhas inspirações e sandices, desde já agradeço pelo acesso, lembrando que você não é obrigado a comentar, pois não há uma obrigatoriedade ou imposição, caso você não ache interessante ou esteja com preguiça, não tem problema, o que quero aqui é o prazer acima de qualquer coisa, e não obrigatoriedade, ok? Que Deus possa te abençoar em Cristo Jesus.